sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - parte II

No post anterior eu falei como surgiu a idéia de ir pra Jornada, quanto tempo eu tinha pra conseguir tudo que era preciso e como as coisas foram acontecendo.
Agora, vou explicar como aconteceu esse milagre, como as coisas foram surgindo e quem foi o responsável por isso tudo!

Parte II - "Tenho meus amigos pra contar!"

Os emails e mensagens de todos os lados não paravam de chegar...
O pessoal não só me motivava a tentar como também acompanhava de perto o andamento das coisas!

Apesar disso tudo, ainda rolava uma insegurança enorme, afinal, estamos falando de mais de R$3.000,00!

De R$20 em R$20, a esperança aumentava...
Os prazos iam diminuindo... Mas mesmo assim e graças a todos amigos que mandavam emails quase diários querendo saber como as coisas estavam, em momento algum eu cogitei que não daria certo!

Os emails estavam rolando por todos os lados e começaram a surgir resultados concretos!
Amigos de todos os lugares - Brasília, Rio, São Paulo - começaram a contribuir e diminuir o que eu precisava pra viagem! Porém, minha maior preocupação ainda era a parte aérea, que eu sabia que era a mais cara e a cada dia que a viagem se aproximava esse valor só aumentava!

Lembra daqueles casais lá do início da história?
Mais uma vez eles voltam pra mudar tudo por aqui...

Um desses casais entrou em contato comigo e disse que poderia colocar as milhas que tinham acumuladas ao meu dispor... Na hora eu fiquei em choque, sem reação, sei lá! Imagina quantas milhas são necessárias para ir e voltar da Europa?!

Essas expressões de generosidade são preciosas, raras hoje em dia! Sou e serei eternamente grata a eles por isso!

Tendo resolvido a questão das passagens, faltava levantar fundos pra garantir alimentação e hospedagem, e de resto, eu já estava enxugando os meus gastos pra ter um dinheiro reserva!
O dinheiro continuava a entrar, mas ainda não era o suficiente...


Uma das doações mais inesperadas (e que pra falar a verdade eu fiquei até sem jeito de aceitar) veio de onde eu menos esperava!
Certo dia, estava no trabalho e recebi um email de um tio do Loreto falando para eu encontra-lo na casa de Betânia (casa de apoio a moradores de rua lá da Paróquia) porque ele estaria lá e estava com dinheiro para a viagem. Saindo do escritório, fui no Loreto encontrar com o tal tio. O que eu não esperava era que TODO MUNDO da Casa de Betânia, a Irmã, as senhorinhas voluntárias, os moradores, TODO MUNDO MESMO estava sabendo da minha história toda da Jornada. E no fim das contas saí de lá com a doação do tio e também com a das senhorinhas que fazem trabalho voluntário lá.
Descobri que elas se uniram e juntaram o pouquinho que tinham pra me ajudar. Sou bem difícil de chorar, mas na hora fiquei com os olhos marejados em ver aquela demonstração de amor gratuito. Elas nunca sequer tinham me visto e estavam lá tão atenciosas e sorridentes querendo ajudar.
Até a Irmã responsável da Casa, veio super fofa falar comigo. Agradeceu (?) pela oportunidade de estar vendo jovens na Igreja e ainda se desculpou (oi?) por não poder me ajudar, pois não tinha dinheiro já que fez voto de pobreza! Fofinha, né?

Isso foi só um exemplo...
Teve gente que eu vi uma vez na vida ajudando, amigos que estavam na mesma situação e mesmo assim abrindo mão do dinheiro que tinham para que eu pudesse ir também... Entre eles, preciso destacar um amigo que me deu 50 números de uma rifa que ele estava fazendo para poder ir para a JMJ. Ele disse que o que eu conseguisse com ela, era meu! O prêmio era uma viagem pra cidade de Trindade, em Goiás, mais especificamente no Santuário do Pai Eterno.
Minha mãe pirou quando viu a rifa e descobriu o prêmio, porque ela é louca para conhecer esse lugar. Ou melhor, era!
Faltando 3 ou 4 números para vender todos números da rifa, ela (minha mãe) comprou o que faltava no nome da minha irmã, só pra acabar logo. ALguns dias depois, me liga a Irmã Graça (que iria fazer o sorteio da rifa) para dizer que o vencedor da rifa era do meu bloco, o último número dele, ou seja, MINHA IRMÃ! HAHAHAHA

Eu não disse que Deus estava querendo me provar de uma vez por todas que quando Ele quer que as coisas aconteçam ele faz o serviço completo?
Minha irmã não queria ir pra Goiás sozinha e passou a viagem para minha mãe! Eu pensei que ela ia ter um ataque cardíaco quando eu dei a notícia! hahahaha
Graças a Deus, ela foi, e voltou totalmente renovada e realizada. E querendo morar em Goiás! (Essa é a parte que a gente ignora.) ¬¬

Mas enfim, vamos voltar ao dinheiro da JMJ!

Certo dia, tirei a noite para ir na casa daquele casal de amigos, para resolver a questão das passagens!
Ficamos lá horas e horas, tentando montar o melhor itinerário.

"... se escolher essa opção, vai no dia x e volta no dia y, mas chega no dia x em hora ruim!
... Vamos escolher essa daqui, você faz escala em Paris, passa o dia lá,mas... Ah, não! A volta fica ruim!"
 Coloca horário, calcula fuso, entra no Google Maps, faz rota e FINALMENTE conseguimos!
Agora o título dos posts sobre a ida à JMJ irá ter mais sentido...

Não satisfeita em ir pra Madrid, eu ganhei UM DIA EM ROMA!
Sim, a escala tem um intervalo de 20 horas entre Roma e Madrid!

Eu poderia dizer que essa viagem está saindo como um bolo de aniversário, que o criador dele não ficou satisfeito somente com a cobertura e recheio e resolveu encher de cerejinhas em cima para ficar mais bonito!

Mas, peraí...
Ir pra Madrid e arranhar no portunhol tá tudo bem... Até porque lá terão outras pessoas.
E o dia em Roma? Italiano? Como lidar?


Continua...

Um comentário:

  1. Mano, italiano é super fácil. Três palavrinhas e você ganha a Itália fácil.

    OBS: eu e minha mãe estamos adorando ler.

    ResponderExcluir

Agora quem fala aqui é você!
O que você achou disso tudo?