quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - parte I

Quem não acredita na providência divina?
Faltando exatamente DEZ DIAS para a viagem que promete ser a melhor da minha vida, vou fazer tipo um diário de bordo (sendo que eu ainda nem saí do Rio) de toda saga que foi/está sendo a ida a JMJ!
É muita coisa que aconteceu em menos de 2 meses, então vou escrevendo um pouquinho a cada dia, para não ficar cansativo!


PARTE I - O início de tudo!


 Era pra ser mais um dia de Corpus Christi, com missa e tapetes de sal... Mas foi muito além disso!
Após passar a manhã e parte da tarde no Centro da cidade fazendo os tapetes de sal para a passagem do Santíssimo e fechar o dia com uma missa linda no Everest, lá estava eu, os casais do Regnum Christi, padre Alexandre e as crianças mais fofas do Rio de Janeiro (filhos do casais que lá estavam) comendo pizza no La Mole, no fim do dia!


O que parecia apenas mais uma saída com os amigos, tornou-se o pontapé inicial para a melhor viagem da minha vida!

- Aline, você vai participar da Jornada Mundial da Juventude?
- Err... Não.


E você acha que tudo acabou aí?



- Por que não?
- Ah, eu estudo, trabalho, mas isso nem é o problema maior... É bem caro passar uma semana em Madrid né?
- Se Deus quiser que você vá, você vai! Mas claro, tem que colocar as mãos na obra!
- Além disso, tenho certeza que tem muita gente que quer te ver lá. Mas pensa nisso: Será que Deus quer que você esteja na JMJ?



Ok , já estava certa que não era pra eu estar na Jornada.

Primeiro: Estaria no início do último período da faculdade e provavelmente desenhando meu projeto final!
Segundo: Com menos de um ano de empresa, seria impossível tirar férias!
Terceiro: Não tenho passaporte, e ia levar no mínimo uns 2 ou 3 meses pra conseguir agendar.
Quarto (e mais grave): Impossível conseguir dinheiro pra passagem aérea, hospedagem, alimentação até agosto (estávamos em 23 de junho)...



Mas foi engraçado... Por mais que eu tivesse plena consciência de que não era possível conseguir tudo em tão pouco tempo, aquilo não saía da minha cabeça. Tentar ou não tentar? Não, Aline! Quem vai querer te ajudar nisso? É loucura, tem gente juntando dinheiro desde o ano passado e não conseguiu ainda!


No dia seguinte (24), fui conversar com Ele, o responsável por tudo isso (às vezes acho que ele me testa pra ver o quanto eu confio no que ele diz). E no final dessa conversa, ele falava pra eu procurar as pessoas que me motivaram a tentar!


Pronto, Deus! Pirou de vez (com todo respeito)!

Imagina eu chegando pras pessoas e falando: - "Não tenho passaporte, não tenho férias, não posso faltar trabalho e faculdade, tô sem dinheiro, mas quero ir pra JMJ!" - No mínimo as pessoas vão achar que isso é uma brincadeira!

Maaaaas por outro lado... Naquela hora, o "não" eu já tinha, certo? O máximo que poderia acontecer era eu permanecer com o "não" e pronto. Não tinha nada a perder!

Seguindo aquilo que vinha muito forte no meu coração, mandei um email para o meu amigo que me deu essa luz no dia anterior... A resposta, fez toda diferença...


"Aline,

Nos planos de Deus tudo está sempre resolvido. Nos nossos planos, nem tudo está resolvido. Isso diferencia Criador da criatura.
A pergunta então é: Quer realmente Deus que a Aline esteja na JMJ?
Se a resposta for SIM, então façamos nossa parte que Deus fará a Dele, se a resposta for NÃO, então mesmo que façamos de tudo, não conseguiremos mesmo. (...)"


E lá fui eu mais uma vez perguntar para Deus o que ele queria com toda essa movimentação...

Dessa vez fui pra um lugar que sempre me sinto muito próxima Dele, a Canção Nova! O tema do retiro era o Sagrado Coração de Jesus. 
Durante o fim de semana (25 e 26) ouvi muito sobre "misericórdia de Deus", "vontade Dele", "ser fiel no pouco", "se arriscar acreditando na providencia divina".
Enfim, parece que era isso que precisava ouvir para colocar logo as mãos no 'arado'!

Voltei cheia de gás, começando a pensar no passaporte, nas férias, no adiamento em 2 semanas no início do meu projeto final, em muitas coisas até então impossíveis, e consegui ...
  • Adiantar alguns dias das minhas férias no trabalho: a condição era que não fosse depois do dia 27, ou seja, OK!
  • Não me prejudicar na faculdade: A parte séria, de fato, começa em setembro!
  • Passaporte: Isso foi a mão de Deus mesmo! A data mais próxima  para EMISSÃO do passaporte era 22 de SETEMBRO. 2 horas depois, a nova data era 2 dias depois!
  • Dinheiro: Calma, isso é mais pra frente!

E no início de julho, dia 1, uma semana depois daquela noite com o padre e os casais, criei coragem, esqueci a vergonha e mandei um email para um mundo de pessoas, explicando tudo o que estava acontecendo e como seria importante pra mim estar na Jornada.

Menos de 20 minutos depois, as respostas começaram a surgir na minha caixa de emails...
Era ajuda de onde eu menos esperava, das pessoas que até mesmo estavam juntando ainda dinheiro para irem pra Jornada, gente oferecendo de tudo... Orações, dinheiro, milhas, rifas... Acho que se tudo acabasse por aí, já teria valido a pena, pois através desses amigos pude ver e sentir esse amor infinito de Cristo por mim!

Todos emails tinham muito mais do que doações, eram palavras de motivação, de entusiasmo, otimismo... Acho que nunca senti na pele e tão concretamente o quanto é bom ser Igreja e o que isso verdadeiramente significa,  igual senti lendo cada resposta...

"Nos vemos em Madrid do ladinho do Papa ok?!"
"Tô esperando a conta para fazer o depósito!!! =D
Mas vai ter q levar um abraço meu para o Papa!!! hehehe
Deus fez coisas incriveis, de arrepiar!"

E eu até me diverti muito com as respostas...

"E ainda bem que vc nao pediu o abraço pra mim, pq se eu consigo dar uma abraço nele, ia passar vergonha, pq nao ia soltar nunca mais...rsrs"
"Ah! Nao esquece que hoje é dia do Sagrado Coração!  =)
Aproveite!
E amanhã, é dia do Imaculado Coração de Maria!
Dizem que esse é um coração mais mole ainda!! heheheh" 



E assim uma movimentação que eu nem esperava surgiu...
Até eu mesma recebi email pedindo ajuda pra mim! hahahahaha

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora quem fala aqui é você!
O que você achou disso tudo?