quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JMJ 2011 - Diário de bordo - A aventura começou...


Depois de narrar toda saga para que eu pudesse finalmente chegar a Madri e participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com o Papa, estou de volta! Para falar a verdade, já voltei desde a quarta passada, mas não tive foi tempo para parar e escrever aqui!
Emails acumulados, malas pra desfazer, pessoas querendo saber como foi tudo, fuso horário confuso e outras coisinhas típicas de volta de viagem... Quando percebi , já estamos na quarta de novo!
Pretendo a cada dia escrever um dia do diário (redundante,não?) aqui, espero que dê certo!




Parte I  - A aventura começou!

PRIMEIRO DIA – DOMINGO, 14 DE AGOSTO DE 2011
A IDA PARA ROMA ANTES DA JMJ

Malas prontas, câmera, euros, cartão, saco de dormir... Finalmente estava tudo certo para a viagem!
Acordei bem cedo e fui checar se estava realmente tudo lá... Eu já estava explodindo de ansiedade, expectativa... Tanto pela JMJ, quanto pelo fato de pensar que estaria indo sozinha para o outro lado do mundo, inicialmente para um lugar onde eu nem mesmo conhecia o idioma!
Tudo certo, hora de ir para o aeroporto!
Chegamos (eu e minha mãe) rápido no Galeão, graças a Deus!
Nenhum trânsito nem nada no caminho que pudesse nos atrasar... Precisamos até ficar fazendo hora por lá, até o horário de abertura para o check-in!
Estava rolando um medo sério quanto ao peso das malas... Assim que cheguei dei de cara com uma placa da Alitalia dizendo que o limite de malas era de 2 por passageiro, sendo uma de mão e outra despachada! Ótimo, eu tinha uma de mão (que desconfiava seriamente estar além do peso) e DUAS para serem despachadas, sendo uma dessas contendo apenas o saco de dormir e o isolante dentro. Não restavam dúvidas, na pior das hipóteses, o saco de dormir ficava!
Parecia que os minutos não passavam... Até que finalmente surge a fila pro check-in! Ignorei o fato de ter lido a tal placa e fui ver o que ia acontecer...
Bem que minha irmã vive dizendo que sou exagerada... No final das contas, somando as TRÊS malas (ah sim, não tinha nada disso de 2 malas) eu não tinha nem 15 quilos de bagagem.
Era quase 11 da manhã, o vôo era só às 14h... As malas já estavam despachadas... O que fazer até a hora do embarque?
Nesse momento, uma daquelas vozes que ficam anunciando as chamadas dos vôos anuncia que às 11h na capela vai ter missa! Pronto, resolvido!

Missa no Galeão

Fomos (eu e minha mãe) para a capela e participamos da celebração da missa... Tinham alguns outros peregrinos por lá! Foi super legal! Assim que a missa terminou, todo mundo se reuniu, foi se conhecendo e tal, o padre deu uma benção de envio para nós e tudo mais!
Fomos almoçar.



Conversa vai, conversa vem e descubro que não estou mais sozinha! (Nem comento mais nada sobre a providência divina)
Dois meninos que eu conheci na missa estavam no mesmo vôo que eu.
Fomos logo para a área de embarque, e lá ficamos fazendo hora... Free Shop, jornais e quando fomos ver, era chegada a hora! \o/

No avião, conseguimos trocar nossos lugares e sentamos os 3 juntos... Conversamos, dormimos, assistimos filme, tiramos foto (valeu, Paraíba!), dormimos de novo e nada de chegar na Europa! Olhava toda hora praquele bendito mapa e não saía da Costa Africana de jeito nenhum... Até que... Um dos meninos tinha falado que quando o ouvido dele começa com uma dor insuportável é sinal de que em poucos segundos o piloto vai avisar que vai começar a aterrissar... Quando olho pro lado, dou de cara com um ser se contorcendo, com as mãos na orelha! UHUUL, acho que chegamos!

12 horas depois,  às 7 e pouca da manhã (horário local), chegamos em ROMA! Nem acreditava que estava tããão pertinho do Vaticano!
Os meninos seguiram viagem para Barcelona.


Próximos passos: ligar para o Irmão avisando que estou em Roma, sair do aeroporto
E já começamos bem, com meu celular (até então habilitado para a Europa) sem sinal nenhum!
Mas a melhor notícia ainda está por vir...

CONTINUA...

domingo, 14 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - Parte VI

Os últimos dias foram de pura correria...
Euros, roupas, mala, remédios, documentos e eu não consegui separar um tempo pra finalizar a primeira parte da saga JMJ!

Agora, faltando menos de 12 horas para o meu embarque, vamos às considerações finais dessa primeira etapa de uma das "aventuras" mais sensacionais e inesquecíveis da minha vida!


Parte VI - Início ou fim?

Já estávamos na segunda que antecedia a viagem...
Muita coisa pra resolver em pouco tempo e ao mesmo tempo, muito tempo para chegar o tão esperado dia do embarque!
Nesse misto de ansiedade e correria, os dias de Jornada pareciam cada vez mais próximos.

Agora, neste exato momento, estamos no dia da viagem, madrugada de domingo, mais de 02:30 da madrugada... Malas prontas só esperando a hora de ir pro aeroporto!
Depois de tudo resolvido passa uma retrospectiva na minha cabeça... Tudo como foi relatado nesse post e não só os acontecimentos, mas cada pessoa, cada pensamento, cada expressão!


Acho que essa é a hora dos agradecimentos, né?

Primeiro, a Deus,... Sem Ele, nada disso teria sentido e nem existiria!
Agradeço a Ele por aumentar minha fé, por mostrar que a providência divina está em cada pessoa, cada acontecimento. Obrigada Senhor, por mostrar de forma tão fantástica seu amor por mim! Que eu saiba retribuir da melhor maneira todos esses mimos dados por você nessa Jornada, e que eu tenho certeza que não acabaram ainda!
Depois, agradeço à personificação mais verdadeira de Deus na Terra, minha família. Em especial, minha mãe, irmã, avó e tia! Obrigada por adotarem minhas idéias loucas, por em momento algum me desmotivarem e por todo apoio moral, religioso e até mesmo material dado!
Também não posso deixar de agradecer aquelas pessoas que ganharam até um capítulo em um dos posts, tamanha foi a participação para que a JMJ fosse realidade hoje.
Lembra do "Tenho meus amigos pra contar"? Agradeço a cada amigo, amiga, até aqueles que não são tão próximos, mas que mostraram uma generosidade absurda na hora que eu precisei! Que Deus abençoe e retribua tudo que vocês fizeram multiplicado pelo infinito. Com certeza, vocês são um tesouro!
Por último, e não menos importante, agradeço a cada pessoa que esteve aqui no blog acompanhando todos os posts. O que surgiu como uma válvula de escape para liberar a ansiedade em algum lugar, virou um momento diário de reflexão. Obrigada a você que esteve aqui até o fim. Cada "Curti" ou "Curti mil vezes", cada pedido de quero mais, cada comentário sobre os posts serviu para fortalecer cada vez mais minha fé!

Peço que todos rezem pela Jornada, por mim, pelo Papa, por todos jovens que estarão participando da Jornada Mundial da Juventude. Rezem também por Madrid e por todas cidades que receberam as pré-Jornadas. Que a JMJ seja o fortalecimento da missão de cada um de nós!

E fiquem tranquilos, o "Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também!" não termina por aqui, isso foi só a introdução! O melhor começa agora!

Vou anotando tudo para montar meu diário de bordo!
Nos encontramos depois de Madrid!

Fiquem com Deus!





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - Comunicado

Pessoal, tô sem computador em casa e preciso sair do escritório agora para resolver os detalhes finais da viagem!

Amanhã eu venho aqui finalizar a primeira parte dos posts (pré-Jornada)!

Fiquem com Deus!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - Parte V

O post de hoje vai falar mais sobre as coisas super legais e outras provas da providência de Deus com as pessoas que eu conheço. E se você parar para perceber, está tudo conectado! Incrível, vamos nessa!


Parte V - Teocidências

Como vocês já viram, muita gente esteve envolvida e com toda certeza, graças a mão de Deus, nessa "campanha" toda!

Vamos relembrar...

Começando pelo casal de amigos que me deu as passagens pra Europa!
Como Deus é sinistro, cara... Ele me colocou naquela missa de Corpus Christi, suscitou o assunto sobre a Jornada meio que do nada e começou a fazer tudo acontecer.
Ele poderia ter colocado alguém que simplesmente após saber que eu não iria, puxasse outro assunto para evitar o silêncio na mesa, ou até mesmo alguém que não tivesse meios ou não quisesse me ajudar. Mas não, ele pôs essas santas pessoas na minha vida! (E mais pra frente vocês vão ver que eles tem mais participação nisso tudo).
Depois deles, vieram os amigos de longe, ou aqueles que eu considero mais virtuais do que reais, pois é raro encontrá-los. Cada um com suas limitações, mas todos unidos para me ajudar!

Vou ressaltar agora uma das doações... Lembra que eu falei meio por alto que ganhei uma rifa?
Então, como foi falado antes, eu deixei os últimos números para minha irmã e por """""sorte"""", ela venceu e minha mãe ficou com o prêmio!
Agora vem a parte boa... Sabe aquele casal lá das passagens? Eles são SOBRINHOS dos donos da agência de viagem que doaram a excursão para ser rifada pra ajudar o pessoal! E mais: Eles não faziam idéia de nada... Da minha ligação com os sobrinhos, nem sabiam que eu existia pra falar a verdade... E olha só o que acontece! Pura teocidência!
Além disso, as senhorinhas que estavam na viagem ficaram sabendo da história toda, quando descobrimos todos laços de família presentes, e também resolveram me ajudar com um pouquinho do que tinham!



Também recebi muitas dicas de alternativas para ir a JMJ!
Links, contatos, promoções, concursos...

Um amigo meu de Niterói muito querido me enviou o seguinte email:

Assunto: Já viu isso?! Acho que vc tem tudo para ganhar! 
VNVR!
Lembrei de vc, na hora!
http://www.jovensconectados.com.br/noticias/noticiasdestaques/540-participe-da-promocao-jovens-conectados-leva-voce-a-madri 
 Dá uma olhada! é para a JMJ!!!!!
Bjs
Como já estava com quase 100% da viagem garantida, e pra falar a verdade, sem tempo nenhum, não consegui parar para produzir alguma coisa. Idéia eu até tinha, mas faltava tempo pra fazer!
Lembrei de uma amiga minha, que é super criativa e leva jeito nessas coisas de vídeo e mandei o link pra ela!
Ela, por sua vez, achou que não ia conseguir ganhar... Tava sem tempo também para montar alguma coisa maneira e a concorrência era grande! Falei com ela várias vezes e ela não tinha feito. No final de tudo, pensei que realmente ela não tinha tentado.
Até que um dia ela me liga:

 Mariana: - Line, não vou poder te emprestar a minha mala!

Levei um susto, por qual motivo ela faria isso? Será que ela acha que eu vou estragar?
Mas ela completou...

Mariana: Então, eu não tô entendendo direito, não tô acreditando, enfim, eu vou pra Jornada!!
Paraaa tudo! OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI? Como assim, gente?

Mariana: Me ligou um padre, acho que ele é seu amigo, padre Sávio, lá de Brasília. Ele disse que eu ganhei a promoção do vídeo do Jovens Conectados.



Ok, eu nem sabia que ela estava participando de fato!
Quem ficou perdida foi eu. Ela não tinha enviado vídeo e ganhou?
Foi aí que ela me explicou que achou o vídeo ruim e nem divulgou pra ninguém! ¬¬
(Estudantes de Design, tão exigentes! --.)


Se eu fizer um vídeo 'ruim' assim e for pra Madrid, imagina se fizer um bom? Dou a volta ao mundo! hahahahaha

Neste momento, alcancei o ápice da minha felicidade!
O que mais eu podia pedir a Deus? Ele me deu viagem, Roma, a viagem pra minha mãe e de quebra ainda levou uma amiga minha!

Não conseguia me conter... Queria sair gritando pelo mundo!
Como disse a Mary: - Vamos dar palestras com o tema "a esperança é a última que morre"! hahahahaha...

E não acaba por aqui...

Já tinha chegado o dia de buscar meu passaporte... Era uma quinta, mas ia pegar só na segunda. Porém, como na sexta iríamos (eu e o pessoal do Alegra-te) passar o dia arrumando as coisas para nosso evento pré-JMJ, que aconteceria no sábado, resolvi buscar meu passaporte logo na sexta e acabaria saindo mais cedo do trabalho, podendo assim ajudar na arrumação.
Busquei meu passaporte no aeroporto (após 4 horas de espera) e no dia seguinte recebo um email que precisava do número do meu passaporte... Eu estava meio perdida (como na maioria das coisas que aconteceram até aqui), mas enviei. Era pra alguma coisa que parecia ser bem legal e tinha relação com a vigília na JMJ! hahahaha

Dias depois, quando nem lembrava mais disso, recebo o seguinte email:

"Estimados em Cristo, desculpem a demora. Envio anexo a lista que enviamos às pressas para Madri na madrugada de quinta com os nomes sorteados de quem irá ficar em lugar provilegiado durante as palavras do papa no sábado à noite."


E lá, naquela lista estava meu número de passaporte!
Deixa pra buscar o passaporte no dia seguinte mesmo, esperta! Hahahahaha


Pra fechar a lista de "brindes" dados nessa pré-Jornada, anteontem, através de um sorteio do site Jovens Conectados ganhei um kit com camisa e boné da Jornada! Ieei!


E não me venha com esse papo de foi tudo COINCIDÊNCIA!
O nome disso é TEOcidência! ;D




Acho que tudo que aconteceu (e foi coisa,hein!) desde aquele dia de Corpus Christi até hoje, comprovando que Deus é O CARA, foi relatado aqui. Espero mesmo, de todo coração não ter esquecido de nenhum detalhe, por menor que ele seja!

Sabe o que é melhor? Isso foi só a introdução... O melhor ainda está por vir!


Amanhã, considerações finais!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - parte IV

Continuando a saga...
A partir daqui não temos emoções tão fortes (eu acho) quanto as do início, mas ainda aconteceram várias coisas muito legais! Senta que lá vem história!




Parte IV - Enquanto isso, na sala da Providência Divina...

Depois de conseguir a inscrição, com hospedagem e alimentação, era hora de correr atrás de alguém que soubesse me dizer o que era preciso ser feito para transferir isso tudo pra mim... Mandei email pra um, liguei pra gente do Rio, de Brasília e nada. Ninguém sabia com certeza qual procedimento que deveria ser feito.
Entrei no site oficial da JMJ e cliquei no FAQ. Li tudo e também não encontrei a resposta pra minha dúvida.
Pronto, só faltava eu perder o que consegui por falta de informação. Mandei um email para um tipo "Fale conosco" da organização da Jornada, mas já tinha plena consciência de que ia demorar um século para receber a resposta, isso se eu recebesse...

Os dias passavam, e nada...
Aquilo já estava me angustiando! E agora?

Faltando QUATRO dias para o encerramento das inscrições (que davam direito a alojamento e alimentação), recebo finalmente uma resposta de Madrid! E não sei se isso foi bom, pois no email eles diziam que não era mais possível transferir a titularidade de uma inscrição para outra pessoa,ou seja, voltei a estaca zero!
Tinha as passagens, a companhia em Roma e uma inscrição jogada fora, enquanto eu teria QUATRO DIAS para conseguir não sei quantos euros, o que equivalia a R$560,00, para garantir minha estadia na JMJ!
Já não tinha mais cara de pau para mandar emails falando, mas todo dia surgiam pessoas perguntando o que faltava e tudo mais!

Ah sim... Importante ressaltar (não lembro se falei antes)...
Nesse mesmo período, onde eu estava correndo atrás do dinheiro para ir pra Jornada, a Comunidade que eu faço parte estava mais desesperada do que eu precisando de fundos para organizar um evento pré-JMJ, missão dada para nós pela Arquidiocese do Rio. Por este motivo, não inclui ninguém nos emails, acho que a maioria só soube disso tudo no final da história!

Mas, voltando à inscrição...
Não tinha mais tempo... Não que fosse MUUUUITO dinheiro, comparado ao que eu já tinha conseguido, mas as pessoas já tinham doado tudo que podiam. Tentava pensar em alguma escapatória e nada. Minha mente estava no que eu chamo de deserto criativo, aquela fase onde você não tem uma mínima idéia sequer.
Nisso, no mesmo dia, uma amiga (que sabia o que estava acontecendo) mandou um email praquela lista de emails inicial dizendo:
Line, fala pro pessoal como andam as coisas, como está faltando tão pouco para você conseguir tudo para a viagem...
Fiquei sem reação! hahahahahaha


Fui lá, cheia de vergonha e respondi o quanto precisava...



Voltando para casa, recebo um email e uma sms, na mesma hora...
O email dizia:

"Tenho certeza que você faria o mesmo por mim! Boa viagem!"
Não entendi nada...
E a mensagem:


"Arruma suas malas e boa viagem. Ah, dá um abraço no Papa por mim! rs" 

Na hora não entendi muito bem, ainda mais pela segunda mensagem ser de um amigo que (eu pensei que) não sabia dessa história toda...
Não vou mentir, o que você pensaria recebendo essas mensagens?

Corri no banco, abri minha conta (sendo que eu também pensava que essa segunda pessoa não tinha a minha conta!) e o que tinha lá? Exatamente o dinheiro que faltava para cobrir a inscrição, alimentação e hospedagem!

Na hora, ainda mandei uma mensagem pra esses amigos, meio sem acreditar no que estava acontecendo,... Perguntei se foi aquilo mesmo (sei lá, vai que eles digitaram um número errado no caixa) e era aquilo mesmo!

Mais uma vez, Deus se fez presente através dos amigos!


Enquanto isso, era providência atrás de providência... Lindo demais!
E tudo corria bem,... Fiz minha inscrição, confirmei com Brasília, recebi emails e ligações periódicas do Irmão Ivan falando sobre Roma... Nesse meio tempo, surgiu mais um casal de brasileiros para passar o dia conosco no Vaticano...



E não parou por aí... Amanhã vou falando de mais cerejinhas que ele colocou nesse bolo que preparou para a grande festa que começa em 5 dias em Madrid!


Continua...


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - parte III

Depois da pausa dada na saga pré-JMJ por causa do fim de semana, chegou a hora de continuar...
Já falei como surgiu a idéia, como consegui passagem, hospedagem... Então vamos em frente porque eu tenho menos de uma semana pra contar tudo que falta!



 Parte III - Quem tem email, anda em Roma!

Passagem garantida e com direito a passagem por Roma. Agora só falta aprender italiano, certo? hahahaha
Então...

Chegando em casa, saí acordando minha mãe para contar tudo,... As passagens, a JMJ cada vez mais próxima da realidade e a passagem por Roma!
Seria um dia inesquecível, com certeza. Por mais que eu estivesse sozinha! Incrível, mas em momento algum fiquei com medo. Claro que seria bem melhor que tivesse alguém comigo, mas não tendo, com certeza não ia ficar o dia todo sentada no aeroporto esperando o próximo vôo.
Fiquei pensando como poderia aproveitar da melhor forma essa oportunidade maravilhosa de estar pertinho do Vaticano, sabendo que eu não sabia dar um passo sequer e nem pronunciar uma palavra em Roma!
Como até aqui, eu diria 99%, de tudo foi providenciado por meio da internet, se fosse para surgir uma companhia em Roma, com certeza seria por ela também! (Esta sou eu, abusando da providencia divina!)
Liguei o computador e não pensei duas vezes... Selecionei alguns contatos e mandei o seguinte email:

ART!

Amigos,
consegui dar mais um passo na minha saga rumo a JMJ!
Consegui passagens de ida e volta...

A ida terá conexão em ROMA (presentão de Deus)!
Em Roma, terei o dia todo livre, visto que chegarei lá de manhã e meu voo para Madrid é a noite...
Coloquei vocês nesse email porque suspeito que possam ter contato com alguém, um membro, irmão, que seja , que possa me guiar no tempinho que eu passar lá!

Se souberem de alguém, podem me colocar em contato???

Era mais ou menos umas 2 e pouca da madrugada quando enviei o email. No dia seguinte, por volta das 10 da manhã, meu celular toca... Com um número esquisito, que devia ter uns 20 dígitos!
Atendi, né!

"Alo? Aline Paggy?
- Er, oi, sou eu!"
A pessoa do outro lado da linha tinha MUITO sotaque, tipo Terra Nostra!
"Então, Aline. Aqui quem fala é o Irmão Ivan do Seminário dos Legionários de ROMA! Tudo bem?"
Sério, não acreditei! Foi mais rápido do que eu pensei!
O Irmão Ivan é brasileiro, e está morando um tempo já em Roma até ser ordenado sacerdote! Através de um casal de amigos (mais um!) ele entrou em contato comigo, pois ficou sabendo que eu estaria em Roma sozinha!

Ele foi (tem sido, melhor dizendo) super atencioso, se preocupando com tudo... Desde o meu cansaço, até os lugares que vamos conseguir conhecer sem prejudicar minha ida pra Madri! Para vocês terem noção, assim que desliguei o telefone, entrei na internet e já tinha um email com tudo que eu precisava para aproveitar bem Roma! Itinerários, opções de transporte, de guarda-malas... TUDO o que vocês possam imaginar!

Mais uma vez Deus mostrou que nada é impossível para quem crê nele!

Não sabia nem mais o que dizer pra Deus... Dizer que ele é O CARA, que ele estava me surpreendendo, que eu sou grata e tudo mais não era mais suficiente. Minha vontade é de virar pra ele e dizer: - Duas palavras! Mandou benzão!.

Passagens - ok
Companhia em Roma - ok

Agora faltava acabar de conseguir o dinheiro para fazer a inscrição e garantir hospedagem e alimentação durante a Jornada.

Entre os vários emails que eu estive recebendo, mais um entrou na minha caixa de emails para dar um super UP na história toda...


O email todo é grande demais, vou colocar apenas a frase que tem importancia pra gente aqui...
"Nosso alojamento e comida ficam disponíveis para quem estiver precisando. O meu gostaria que fosse transferido para a Aline Paggy!"

É, galera!
Parece até mentira, mas não é...
Passagem, alojamento, alimentação! Tudo certo, parece que a JMJ já era realidade!

Fiquei louca de felicidade quando vi esse email! Só precisava agora pagar a taxa de inscrição, sem alojamento e comida, o que seria beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais barato!

Estava tudo certo... Ou não?

Continua...



obs: Não queria parar por aqui hoje, mas o dia tá bem corrido!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - parte II

No post anterior eu falei como surgiu a idéia de ir pra Jornada, quanto tempo eu tinha pra conseguir tudo que era preciso e como as coisas foram acontecendo.
Agora, vou explicar como aconteceu esse milagre, como as coisas foram surgindo e quem foi o responsável por isso tudo!

Parte II - "Tenho meus amigos pra contar!"

Os emails e mensagens de todos os lados não paravam de chegar...
O pessoal não só me motivava a tentar como também acompanhava de perto o andamento das coisas!

Apesar disso tudo, ainda rolava uma insegurança enorme, afinal, estamos falando de mais de R$3.000,00!

De R$20 em R$20, a esperança aumentava...
Os prazos iam diminuindo... Mas mesmo assim e graças a todos amigos que mandavam emails quase diários querendo saber como as coisas estavam, em momento algum eu cogitei que não daria certo!

Os emails estavam rolando por todos os lados e começaram a surgir resultados concretos!
Amigos de todos os lugares - Brasília, Rio, São Paulo - começaram a contribuir e diminuir o que eu precisava pra viagem! Porém, minha maior preocupação ainda era a parte aérea, que eu sabia que era a mais cara e a cada dia que a viagem se aproximava esse valor só aumentava!

Lembra daqueles casais lá do início da história?
Mais uma vez eles voltam pra mudar tudo por aqui...

Um desses casais entrou em contato comigo e disse que poderia colocar as milhas que tinham acumuladas ao meu dispor... Na hora eu fiquei em choque, sem reação, sei lá! Imagina quantas milhas são necessárias para ir e voltar da Europa?!

Essas expressões de generosidade são preciosas, raras hoje em dia! Sou e serei eternamente grata a eles por isso!

Tendo resolvido a questão das passagens, faltava levantar fundos pra garantir alimentação e hospedagem, e de resto, eu já estava enxugando os meus gastos pra ter um dinheiro reserva!
O dinheiro continuava a entrar, mas ainda não era o suficiente...


Uma das doações mais inesperadas (e que pra falar a verdade eu fiquei até sem jeito de aceitar) veio de onde eu menos esperava!
Certo dia, estava no trabalho e recebi um email de um tio do Loreto falando para eu encontra-lo na casa de Betânia (casa de apoio a moradores de rua lá da Paróquia) porque ele estaria lá e estava com dinheiro para a viagem. Saindo do escritório, fui no Loreto encontrar com o tal tio. O que eu não esperava era que TODO MUNDO da Casa de Betânia, a Irmã, as senhorinhas voluntárias, os moradores, TODO MUNDO MESMO estava sabendo da minha história toda da Jornada. E no fim das contas saí de lá com a doação do tio e também com a das senhorinhas que fazem trabalho voluntário lá.
Descobri que elas se uniram e juntaram o pouquinho que tinham pra me ajudar. Sou bem difícil de chorar, mas na hora fiquei com os olhos marejados em ver aquela demonstração de amor gratuito. Elas nunca sequer tinham me visto e estavam lá tão atenciosas e sorridentes querendo ajudar.
Até a Irmã responsável da Casa, veio super fofa falar comigo. Agradeceu (?) pela oportunidade de estar vendo jovens na Igreja e ainda se desculpou (oi?) por não poder me ajudar, pois não tinha dinheiro já que fez voto de pobreza! Fofinha, né?

Isso foi só um exemplo...
Teve gente que eu vi uma vez na vida ajudando, amigos que estavam na mesma situação e mesmo assim abrindo mão do dinheiro que tinham para que eu pudesse ir também... Entre eles, preciso destacar um amigo que me deu 50 números de uma rifa que ele estava fazendo para poder ir para a JMJ. Ele disse que o que eu conseguisse com ela, era meu! O prêmio era uma viagem pra cidade de Trindade, em Goiás, mais especificamente no Santuário do Pai Eterno.
Minha mãe pirou quando viu a rifa e descobriu o prêmio, porque ela é louca para conhecer esse lugar. Ou melhor, era!
Faltando 3 ou 4 números para vender todos números da rifa, ela (minha mãe) comprou o que faltava no nome da minha irmã, só pra acabar logo. ALguns dias depois, me liga a Irmã Graça (que iria fazer o sorteio da rifa) para dizer que o vencedor da rifa era do meu bloco, o último número dele, ou seja, MINHA IRMÃ! HAHAHAHA

Eu não disse que Deus estava querendo me provar de uma vez por todas que quando Ele quer que as coisas aconteçam ele faz o serviço completo?
Minha irmã não queria ir pra Goiás sozinha e passou a viagem para minha mãe! Eu pensei que ela ia ter um ataque cardíaco quando eu dei a notícia! hahahaha
Graças a Deus, ela foi, e voltou totalmente renovada e realizada. E querendo morar em Goiás! (Essa é a parte que a gente ignora.) ¬¬

Mas enfim, vamos voltar ao dinheiro da JMJ!

Certo dia, tirei a noite para ir na casa daquele casal de amigos, para resolver a questão das passagens!
Ficamos lá horas e horas, tentando montar o melhor itinerário.

"... se escolher essa opção, vai no dia x e volta no dia y, mas chega no dia x em hora ruim!
... Vamos escolher essa daqui, você faz escala em Paris, passa o dia lá,mas... Ah, não! A volta fica ruim!"
 Coloca horário, calcula fuso, entra no Google Maps, faz rota e FINALMENTE conseguimos!
Agora o título dos posts sobre a ida à JMJ irá ter mais sentido...

Não satisfeita em ir pra Madrid, eu ganhei UM DIA EM ROMA!
Sim, a escala tem um intervalo de 20 horas entre Roma e Madrid!

Eu poderia dizer que essa viagem está saindo como um bolo de aniversário, que o criador dele não ficou satisfeito somente com a cobertura e recheio e resolveu encher de cerejinhas em cima para ficar mais bonito!

Mas, peraí...
Ir pra Madrid e arranhar no portunhol tá tudo bem... Até porque lá terão outras pessoas.
E o dia em Roma? Italiano? Como lidar?


Continua...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quem tem boca vai a Roma... E a Madrid também! - parte I

Quem não acredita na providência divina?
Faltando exatamente DEZ DIAS para a viagem que promete ser a melhor da minha vida, vou fazer tipo um diário de bordo (sendo que eu ainda nem saí do Rio) de toda saga que foi/está sendo a ida a JMJ!
É muita coisa que aconteceu em menos de 2 meses, então vou escrevendo um pouquinho a cada dia, para não ficar cansativo!


PARTE I - O início de tudo!


 Era pra ser mais um dia de Corpus Christi, com missa e tapetes de sal... Mas foi muito além disso!
Após passar a manhã e parte da tarde no Centro da cidade fazendo os tapetes de sal para a passagem do Santíssimo e fechar o dia com uma missa linda no Everest, lá estava eu, os casais do Regnum Christi, padre Alexandre e as crianças mais fofas do Rio de Janeiro (filhos do casais que lá estavam) comendo pizza no La Mole, no fim do dia!


O que parecia apenas mais uma saída com os amigos, tornou-se o pontapé inicial para a melhor viagem da minha vida!

- Aline, você vai participar da Jornada Mundial da Juventude?
- Err... Não.


E você acha que tudo acabou aí?



- Por que não?
- Ah, eu estudo, trabalho, mas isso nem é o problema maior... É bem caro passar uma semana em Madrid né?
- Se Deus quiser que você vá, você vai! Mas claro, tem que colocar as mãos na obra!
- Além disso, tenho certeza que tem muita gente que quer te ver lá. Mas pensa nisso: Será que Deus quer que você esteja na JMJ?



Ok , já estava certa que não era pra eu estar na Jornada.

Primeiro: Estaria no início do último período da faculdade e provavelmente desenhando meu projeto final!
Segundo: Com menos de um ano de empresa, seria impossível tirar férias!
Terceiro: Não tenho passaporte, e ia levar no mínimo uns 2 ou 3 meses pra conseguir agendar.
Quarto (e mais grave): Impossível conseguir dinheiro pra passagem aérea, hospedagem, alimentação até agosto (estávamos em 23 de junho)...



Mas foi engraçado... Por mais que eu tivesse plena consciência de que não era possível conseguir tudo em tão pouco tempo, aquilo não saía da minha cabeça. Tentar ou não tentar? Não, Aline! Quem vai querer te ajudar nisso? É loucura, tem gente juntando dinheiro desde o ano passado e não conseguiu ainda!


No dia seguinte (24), fui conversar com Ele, o responsável por tudo isso (às vezes acho que ele me testa pra ver o quanto eu confio no que ele diz). E no final dessa conversa, ele falava pra eu procurar as pessoas que me motivaram a tentar!


Pronto, Deus! Pirou de vez (com todo respeito)!

Imagina eu chegando pras pessoas e falando: - "Não tenho passaporte, não tenho férias, não posso faltar trabalho e faculdade, tô sem dinheiro, mas quero ir pra JMJ!" - No mínimo as pessoas vão achar que isso é uma brincadeira!

Maaaaas por outro lado... Naquela hora, o "não" eu já tinha, certo? O máximo que poderia acontecer era eu permanecer com o "não" e pronto. Não tinha nada a perder!

Seguindo aquilo que vinha muito forte no meu coração, mandei um email para o meu amigo que me deu essa luz no dia anterior... A resposta, fez toda diferença...


"Aline,

Nos planos de Deus tudo está sempre resolvido. Nos nossos planos, nem tudo está resolvido. Isso diferencia Criador da criatura.
A pergunta então é: Quer realmente Deus que a Aline esteja na JMJ?
Se a resposta for SIM, então façamos nossa parte que Deus fará a Dele, se a resposta for NÃO, então mesmo que façamos de tudo, não conseguiremos mesmo. (...)"


E lá fui eu mais uma vez perguntar para Deus o que ele queria com toda essa movimentação...

Dessa vez fui pra um lugar que sempre me sinto muito próxima Dele, a Canção Nova! O tema do retiro era o Sagrado Coração de Jesus. 
Durante o fim de semana (25 e 26) ouvi muito sobre "misericórdia de Deus", "vontade Dele", "ser fiel no pouco", "se arriscar acreditando na providencia divina".
Enfim, parece que era isso que precisava ouvir para colocar logo as mãos no 'arado'!

Voltei cheia de gás, começando a pensar no passaporte, nas férias, no adiamento em 2 semanas no início do meu projeto final, em muitas coisas até então impossíveis, e consegui ...
  • Adiantar alguns dias das minhas férias no trabalho: a condição era que não fosse depois do dia 27, ou seja, OK!
  • Não me prejudicar na faculdade: A parte séria, de fato, começa em setembro!
  • Passaporte: Isso foi a mão de Deus mesmo! A data mais próxima  para EMISSÃO do passaporte era 22 de SETEMBRO. 2 horas depois, a nova data era 2 dias depois!
  • Dinheiro: Calma, isso é mais pra frente!

E no início de julho, dia 1, uma semana depois daquela noite com o padre e os casais, criei coragem, esqueci a vergonha e mandei um email para um mundo de pessoas, explicando tudo o que estava acontecendo e como seria importante pra mim estar na Jornada.

Menos de 20 minutos depois, as respostas começaram a surgir na minha caixa de emails...
Era ajuda de onde eu menos esperava, das pessoas que até mesmo estavam juntando ainda dinheiro para irem pra Jornada, gente oferecendo de tudo... Orações, dinheiro, milhas, rifas... Acho que se tudo acabasse por aí, já teria valido a pena, pois através desses amigos pude ver e sentir esse amor infinito de Cristo por mim!

Todos emails tinham muito mais do que doações, eram palavras de motivação, de entusiasmo, otimismo... Acho que nunca senti na pele e tão concretamente o quanto é bom ser Igreja e o que isso verdadeiramente significa,  igual senti lendo cada resposta...

"Nos vemos em Madrid do ladinho do Papa ok?!"
"Tô esperando a conta para fazer o depósito!!! =D
Mas vai ter q levar um abraço meu para o Papa!!! hehehe
Deus fez coisas incriveis, de arrepiar!"

E eu até me diverti muito com as respostas...

"E ainda bem que vc nao pediu o abraço pra mim, pq se eu consigo dar uma abraço nele, ia passar vergonha, pq nao ia soltar nunca mais...rsrs"
"Ah! Nao esquece que hoje é dia do Sagrado Coração!  =)
Aproveite!
E amanhã, é dia do Imaculado Coração de Maria!
Dizem que esse é um coração mais mole ainda!! heheheh" 



E assim uma movimentação que eu nem esperava surgiu...
Até eu mesma recebi email pedindo ajuda pra mim! hahahahaha

(continua...)