sexta-feira, 2 de setembro de 2011

JMJ 2011 - Diário de bordo - Quem tem boca, anda em Roma!


Finalmente a tão esperada viagem!
Como vocês puderam ler ontem, já estava em solo europeu... Finalmente, o tão esperado dia em que eu iria conhecer Roma! Vamos lá...


2º dia –  SEGUNDA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2011
Quem tem boca, ANDA em Roma!


Cheguei no Fiumicino, hora de ligar pro Irmão e encontrá-lo...

Os meninos foram direto para a área de conexão, e eu preciso achar a saída que me leva até ao balcão da imigração. O bom é que está tudo em italiano! Hahahaha

Hora de tentar usar todo meu conhecimento em línguas e me localizar...


Uscita - parece com "saída", não? – Bom sinal, espero que isso não seja um falso cognato, e realmente eu tenha achado o meu caminho.


Dei 482582 voltas no aeroporto e nada de balcão de imigração.

Parei um guarda para pedir ajuda, ele não fala inglês, nem espanhol, nem muito menos português. Eu tentei explicar o que eu precisava e ele simplesmente saiu andando! O.O

Ok, vamos achar outra pessoa... Dessa vez, uma guarda, mulher, provavelmente vai ser mais educada! (ZÃO)
Eu acho que ela brigou comigo, até agora não sei o que ela disse, mas ela foi grossa e berrava, que horror, gente!

Vou chorar! Hahahaha

Mentira! Continuei andando... Depois de tentar me comunicar com quase dez pessoas, parei e fui pra próxima etapa: entrar em contato com o Irmão!


Não consegui de jeito nenhum falar com ele... Como eu disse no post anterior, meu celular (até então habilitado para o exterior) estava morto, sem um pingo de sinal!
Comprei um cartão telefônico e fui ligando para o Irmão, e dessa vez, ele não atendia! 
Que bom, não? Estava em Roma e acho que anotei o número dele errado e não conseguia também ligar pra casa!

Hora de acalmar e pensar no que fazer... Continuei andando pelo Fiumicino procurando a imigração e consequentemente a saída... Consegui conversar em espanhol com uma moça e logo depois encontrei um italiano que mora em Santos e conseguia arriscar um "portuliano"!
Cheguei na (imensa) fila da imigração, documentos em mãos, tudo certo... Só conseguia pensar no que fazer!

Já não bastasse meu desencontro em Roma, na hora de carimbar o passaporte, o guarda vem me pedir VISTO? Oi? Como explicar pra ele que o Tratado de Schengen (sei lá se é assim) extingue a formalidade de visto e tudo mais entre Brasil e U.E.?

"Signore, buongiorno! Brasile non ha bisogno di una licenza a Roma! Trattati!!"
(Sou esperta e aprendi essa frase antes de ir, em caso de qualquer emergência!)

Acho que deu certo e fui liberada...
Fui checar os emails que troquei resolvendo meu dia em Roma, para ver se tinha entendido algo errado e pra ver se tinha uma luz!
Nos textos, Roma Termini, Basilica de Santa Maria Maggiore e Shuttle Bus estavam sendo citados como parte do itinerário. Bom, vamos adiantar o processo, hora de achar o tal Shuttle Bus e chegar em Roma Termini! Lá eu continuaria tentando me comunicar e encontrar as pessoas!

Saí perguntando pra todo mundo onde eu pegava o tal do Shuttle bus, e ninguém sabia me dizer... Sabe por que? Porque a criatura inteligente aqui estava perguntando: Dove è l'uscita del BUS SHUFFLE? (SHUFFLE????)
É claro que ninguém sabia me dizer onde eu pegava esse tal Bus Shuffle! Afinal, um ônibus aleatório não deve ter um ponto fixo, né?



Depois de muitas voltas, finalmente encontro um vendedor de bilhetes do SHUTTLE BUS!
E lá vamos nós!





Fiquei com receio de estar fazendo a coisa errada, passava estrada, mato, rodovia, e nada de aparecer algo que fosse parecido com o que vi pelo Google Street View! hahahaha

Finalmente, as placas começaram a indicar que eu estava no caminho certo!








Quase meia hora depois, cheguei! TERMINI!







Próximo passo? Tentar mais uma vez entrar em contato com o Irmão!
Chama, chama, chama e nada... Talvez ele esteja em alguma missa, ou sei lá...
Pensa, Aline! 

Me "fantasiei" de brasileira, coloquei camisa da Juventude Missionária na mochila pendurada e bandeira do Brasil e sentei pra pensar qual seria a estratégia!
O tempo passava e eu via minhas horas em Roma passando.

No email, o Irmão mencionava que iríamos encontrar com um casal brasileiro na Basilica de Santa Maria Maggiore, que ficava bem perto da estação.
Parei em uma banca, olhei o mapa da cidade... Aparentemente, a Basilica ficava uns 3 quarteirões depois de onde eu estava! Partiu então!

Engraçado como eu, a pessoa mais perdida do mundo, que não sabe andar direito na própria cidade, no próprio país, estava andando sozinha em Roma, e sem medo!
Com o bilhete de volta pro aeroporto comprado, era só controlar o horário... Ainda era 10 da manhã, tinha mais 11 horas até o horário do meu vôo para Madri!

Andei, andei, andei e não encontrei a Basilica. Ok, estava perdida!
Fui procurar alguém para pedir informação. O único detalhe era que eu não sei falar italiano, então, vamos inventar um idioma, certo?

Meus diálogos tinham basicamente essa estrutura:
"Buongiorno! Quiero saber como llego a Basilica de Santa Maria Maggiore! Thank you!"
Que coisa linda, né? hahahaha





Depois de falar com algumas pessoas (muito mais simpáticas do que as que eu encontrei no aeroporto), consegui chegar na Basílica!


Valeu a pena sair andando pelas ruas sem saber o que fazer! Era um lugar lindo, lindo de verdade!


Por dentro e por fora... 

E tinha todo um clima envolvendo aquele lugar! 

Conheci a Basilica e os outros prédios ao redor dela, e finalmente desisti de encontrar alguém! hahahaha

Hora de traçar o meu dia!
Pausa técnica, porque o calor estava absurdo. E fui tomar o melhor gelato da minha vida!




Liguei pra casa, avisei que tive algumas mudanças nos meus planos, mas que estava tudo ótimo! Minha mãe nem se mostrou preocupada, graças a Deus já está se acostumando com essas coisas loucas, só me alertou para que eu não perdesse o vôo!

Missão: Chegar à Basílica de São Pedro!

Mapa, caneta, relógio e guia de ônibus de Roma... Tudo que eu precisava para traçar minha rota!
Pelas minhas contas, conseguiria chegar na Basílica, passar pelo Coliseu, Fórum Romano e outros lugares ao redor e voltaria para Termini até às 17h, onde pegaria o Shuttle Bus de volta para o Fiumicino!

Vi um ônibus escrito "Plaza di San Pietro"! Uhul, me achei!
Entrei nele e fiquei rezando pra conseguir descobrir a hora de descer!hahahaha

De longe, dei de cara com o famoso Castelo de Sant'Angelo... E uma coisa eu lembro, ele fica ao lado da Praça de São Pedro, ou seja, CHEGUEI!


Obrigada, Senhor!

Ah, esqueci de comentar... Era feriado em Roma, então encontrei muita coisa fechada, inclusive os Museus do Vaticano, infelizmente!
Não consigo descrever a sensação que tive ao pisar na Praça de São Pedro, não sei mesmo escrever aqui... É um misto de alegria, com emoção, com achar que está sonhando. Passa um filme na sua cabeça, muito doido,... Fiquei pensando quantas vezes já tinha visto aquele lugar na TV, com os Papas, nas fotos, revistas, e ao mesmo tempo pensava: Uau, eu estou aqui!. Mesmo não podendo visitar alguns lugares que queria, graças ao feriado, o fato de estar lá já me deixou imensamente feliz! Fiquei minutos e mais minutos parada no meio da Praça observando tudo, as estátuas, o chão, a catedral, as pessoas... Tudo muito lindo, um verdadeiro sonho!



Depois de um tempo lá, fui comprar algumas lembrancinhas para trazer para algumas pessoas em especial e depois segui, afinal, eu estava em Roma!



Depois da Praça de São Pedro, fui procurar o Coliseu!
Entrei ALEATORIAMENTE em um ônibus, agora sim um 'shuffle' bus! hahahahaha

Vi de longe o famoso "Altare della Patria" e desci do ônibus... Depois eu pensava no Coliseu! 






Para minha sorte, coladinho ao "Altare", ficava o Forum Romano e logo em frente, o Coliseu! Há, matei todos os coelhos de uma vez só!

Pra variar, comecei a filosofar o quanto era curioso o fato de estar no mesmo lugar em que a não sei quantos anos atrás estavam pessoas mega famosas! Os soldados romanos, imperadores e tudo mais! 





Ainda tinha outros lugares em mente, mas pelo que o mapa indicava, não voltaria à Termini a tempo... Além disso, já estava com fome e precisava parar para comer alguma coisa!

Frustração do dia: TODAS milhares de pizzarias estavam absurdamente cheias.

Hora de voltar para Termini!
Antes disso, fui comer em um lugar que quase não como quando estou no Brasil! Quem sabe onde é?

Pasmem!  Não existe Mc Cheddar e Quarterão na Itália!hahahahaha
Fiquei satisfeita com meus nuggets! E digo mais, tudo beeeeem maior do que os que nós estamos acostumados a comer no Brasil!

Estava quase no fim da minha aventura romana... Eram quase 17h... O ônibus saía às 17:10!
Era fim do dia, mas o sol não perdoava! Estava com tudo!

Na volta, fui observando Roma nos seus detalhes... Que lugar bom, agradável! Fiquei totalmente apaixonada pela arquitetura de lá!


De volta ao aeroporto, sentei e lá fiquei esperando meu vôo!



Que dia maravilhoso... E olha que era apenas um "extra" mesmo, o melhor começava no dia seguinte! Se a prévia foi assim, imagina o que seria a semana que estava começando!

Cheguei em Madri por volta das 2 da madrugada,... Como já era tarde, peguei um táxi e fui para o hotel onde uma amiga minha estava hospedada!
A cidade deve estar fervendo de gente, todos os cantos estão enfeitados com a logo da Jornada, os prédios estão com bandeiras do Vaticano, é, a festa vai começar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora quem fala aqui é você!
O que você achou disso tudo?