terça-feira, 13 de setembro de 2011

JMJ 2011 - Diário de bordo - Esta es la juventud del Papa!

Após um dia em Ávila, super emocionante pela proximidade de lugares onde viveram grandes santos da Igreja, mais acontecimentos marcantes estavam por vir!Quinta era o dia de recebermos o nosso grande pastor, o Santo Padre, o Papa Bento XVI!


5º dia - QUINTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2011
Esta es la juventud del Papa! 

Um dos dias mais esperados por todos nós na JMJ chegou, o dia em que estaremos bem pertinho do sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI!

Dessa vez, acordei de madrugada, por volta das 3 e pouca e tomei logo banho. Chega de sufoco!

Acordamos um pouquinho mais tarde que o habitual... Era por volta das 9 da manhã quando saímos da UFV já em direção a Praça Cibeles, onde iríamos recepcionar o Papa!

 Ah, o Papa chega às 19 horas! DEZENOVE HORAS! Ou seja, dez horas depois da hora que saímos da universidade.
Ônibus, Cidade Universitária, e aquela festa matinal de sempre no metrô!


Dessa vez, a festa ficou por conta do nosso grupo, com direito a bateria completa...
Animamos, fizemos italianos, alemães e espanhóis sambarem (ou pelo menos tentarem sambar),...

O pessoal todo estava bastante eufórico e não era pra menos... Tem noção de que estávamos esperando O PAPA!?
Ééé, Bento, Benedicto ou como você quiser chamar, mas seja qual for o nome estamos falando do nosso grande pastor!

Quando chegamos nas proximidades da Praça, ainda não havia uma grande multidão, graças a Deus!
Nos posicionamos em uma parte da grande grade que demarcava o caminho que seria feito pelo Papamóvel, e... Começa a chover!
Que bom, só mais 9 horas embaixo daquela chuva, né?

Não demorou muito e a chuva parou! E veio o sol, e que sol, minha gente!
Os meninos arrumaram um lugar mais próximo do palco/altar montado na Praça, e lá fomos todos nós!
Montamos um verdadeiro acampamento e grudamos naquela grade de forma que nada nos tiraria dali!



Os minutos não passavam, as horas então... A fome começava a chegar, o sol a torrar...
Foi aí que os meninos se juntaram, pegaram todos tickets e foram até a Domino's buscar comida pra todo mundo.

Deitamos, levantamos, rezamos, cochilamos, conversamos, deitamos de novo e a hora não passava de jeito nenhum!

Algumas horas depois, surgem os meninos com as (muitas!) pizzas! hahahahahaha


Parecia um verdadeiro Oasis no meio do deserto... E quando digo deserto não estou exagerando! Na rádio foi dito que a temperatura chegava a 45° com sensação térmica de até 50°. Tem noção?

De barriga cheia, dava pra aguentar mais o dobro de horas (tá, isso é mentira)!
E foi aí que começou a ficar divertida a espera!

Os voluntários começaram a distribuir saquinhos de água pro pessoal se refrescar. Não fazia muito efeito, mas eles serviram pra ajudar a passar o tempo.
Olhando ao redor, estavam todas pessoas civilizadas, o chão seco... Até que um grupo de chilenos que estava na nossa frente resolveu desafiar nosso grupo e os outros brasileiros! É, e veio então a guerra de sacos d'água! HAHAHAAHAH
Não escapava ninguém! Verdadeiras "granadas" de água voavam de um lado pro outro sem parar, e quando acabava vinha mais voluntário dando "munição" pra ambos os lados!
Depois que acabou a graça, foi a hora de atacar os voluntários! Foi muuuuuuuuuuuuuuuito engraçado! Era voluntário tacando água em chileno, chileno molhando brasileiro, brasileiro molhando voluntário, uma loucura! Parecíamos todos um bando de crianças felizes! E isso foi passando, quando olhamos novamente pros lados, já estava tudo molhado! hahahahaha


Preciso destacar a participação especial de ninguém mais, ninguém menos do que Harry Potter! Sim, ele estava na Jornada! Veja com seus próprios olhos! hahahahaha


Harry Potter era um voluntário parceiro do sul da Espanha, ou melhor, Eduardo!
Ele nos enchia de água, tanto pra guerrinha quanto pra refrescar... Ganhou o prêmio voluntário do ano! hahahahaha

O calor só aumentava, parecia que íamos morrer torrados...
Graças a Deus, um carro dos bombeiros começou a jogar um jato de água gelada, refrescando todo mundo!

As pessoas que estavam na organização começavam a se movimentar, os policiais já estavam em seus postos... O grande momento estava chegando, finalmente!



Por volta das 19h, finalmente, os animadores no palco anunciam: Se ve, se sente, el Papa está presente! \o/

UUUHUUUL! UHUUUUL!
Foi uma emoção que não tem nem como explicar. Talvez, pra muitos seja apenas um 'padre muito importante', para mim e para a maioria das pessoas que estavam lá comigo, é o sucessor de Pedro, nosso grande pastor, aquele que Deus confiou para levar e conduzir sua Igreja!

Esta es la juventud del Papa!
Esta es la juventud del Papa!

Jovens de todos os lugares do mundo gritavam essa frase, todos unidos, sentindo a mesma emoção... Cada um procurando o melhor ângulo para ver bem de pertinho nosso Santo Padre!
Quando o Papamóvel começou a se aproximar, foi aquele alvoroço! Todas pessoas pareciam ter esquecido os princípios físicos, e queriam ocupar o mesmo lugar! hahahaha
E nesse momento, aconteceu uma das melhores experiências da Jornada...
Em um dos momentos de conversa na grade, uma das meninas do nosso grupo disse: - Grita REGNUM CHRISTI na hora que ele passar, ele vai olhar!




Ok, eu pensei: Ela tá emocionada, com sol na cabeça... É claro que no meio desse fuzuê todo o PAPA não vai olhar só porque gritamos o nome do Movimento. E foi aí que me enganei!
Ele passou e na volta...

O PAPA OLHOU PARA NÓS!


Não dá pra explicar... Não era um olhar qualquer, acredito que aquela piscadela (preciso achar o vídeo que mostra de frente) de milésimos de segundo, disse muito mais do que um texto de 1000 páginas! Era um olhar como se o Papa falasse: Estou com vocês, contem comigo!
Não lembro de mais nada, só lembro de todo mundo pulando, berrando, se abraçando! Foi um momento ímpar, afinal, era como Pedro passando ali, a menos de um metro de nós!

Vou abrir um parenteses aqui, pois esse momento merece um destaque especial!
No dia seguinte, no alojamento conversávamos com um outro grupo, acho que eram alemães... Eles perguntavam se tínhamos visto o Papa. Respondi que sim! Então, eles perguntavam quanto tempo esperamos... E respondi que foi por volta de 9 horas de espera!

Nisso, um deles fala (numa mistura de espanhol com a língua dele):
É, a única diferença entre nós católicos e as pessoas que estão nos hospícios é que nós temos motivo pra essa loucura. Deus!


Aquela frase ficou muito tempo na minha cabeça... Pensava: Eu me despenquei do outro lado do mundo, saí pedindo dinheiro, férias, tudo mais pra passar perrengue, e estou muito feliz com isso, querendo mais. Cheguei aqui, fiquei 9 horas debaixo do sol pra ver 3 segundos de Papa! Realmente, nossa única diferença é DEUS!

Nove horas por 3 segundos! Nove horas que valeram quase por uma vida! E acreditem, seria capaz de fazer tudo de novo,e até por menos, por 1 segundo que fosse! Diante daqueles poucos segundos frente a frente com o Papa, todo sacrifício parecia irrelevante!

Após a Jornada, um dos integrantes do nosso grupo contou a história de algum lugar, sobre um velho português ouvindo a conversa de dois jovens universitários de Lisboa. Estes louvavam a República, criticando acidamente os gastos com a família real, o fausto da nobreza, a pompa ostensiva e desnecessária da corte. Ao que o velho português respondeu: “meus filhos, vocês só falam isso porque nunca viram o rei passar”.
E o velho está coberto de razão. Não é capaz de entender o significado da corte papal quem nunca a viu em ato, junto ao povo. Não é capaz de compreender a pompa pontifícia quem nunca viu o Papa passar.

Eu já vi e posso confirmar: A grandiosidade de estar perto do Sumo Pontífice, mesmo que tão rápido compensa todas as dificuldades, toda fome, sede, calor! Afinal, É O PAPA!

Depois desse dia inesquecível, alguns do nosso grupo exaustos, voltaram para o alojamento... Outros, também exaustos, mas querendo aproveitar ao máximo as atividades, foram em direção ao Santiago Bernabeu, para o Café Vocacional!


E claro, pra acabar o dia com mais emoção, perdemos o último ônibus que saía direto do Estádio pra Universidade! E tínhamos menos de meia hora para chegarmos ao ponto de ônibus, onde a 1 da madrugada sairia o último ônibus para UFV!
Corremos e graças a Deus conseguimos... Deu até tempo de fazer uma dancinha esquisita com italianos, alemães e franceses no metrô! Essa hora merecia vídeo, mas minha câmera já estava cheia! =/

UFV > CAMA > DESPERTADOR ÀS 3 DA MADRUGADA PARA TOMAR BANHO!

E amanhã tem missa com todo mundo do mundo do Regnum! LIKE (Y)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora quem fala aqui é você!
O que você achou disso tudo?