segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Papo de velho

Olá pessoal!
Rio 40° e você por aqui ao invés de estar na praia ou na piscina?
Isso merece um texto de qualidade! hehehehe
Mas, sou eu aqui, bem longe de ser uma escritora ou de alguém que invente algo que segure sua atenção, mas obrigada por estar aqui! (Momento carencia da pessoa que vos fala!)

Então...


Essa coisa de "Sou da época que...", "Mas era bem melhor a minha época", "As coisas não são como antes" e seus derivados, parece muito papo de velho, não é mesmo? Com certeza ouvimos isso muitas vezes de nossos pais, tios e avós, mas vai chegar um dia que VOCÊ irá dizer isso em diversas situações, e esse dia não está distante... Quer ver?
Bom, não sei a sua idade, quem é você, como é a sua vida, mas vou partir de um exemplo pessoal.

Quantas vezes você já viu pessoas com 2, 3 anos a menos que você tendo atitudes que você começou a ter hoje em dia?

Estava no sábado passado conversando isso com a Cacá, uma amiga minha que fez parte da minha fase 16-20 anos, e por isso , acompanha junto comigo essas mudanças entre a nossa geração e a geração posterior a nossa.
Comentávamos que enquanto aos 16 o melhor programa pra gente era andar pela Freguesia sem um objetivo, tomar um açaí na Nova Belém e depois ir pro play de alguém BRINCAR, hoje, as pessoas da mesma idade que tínhamos naquela época (as de hoje), achariam isso "fim de carreira" pra um sábado a noite. Acho que as pessoas, ou pelo menos as que faziam parte do meu grupo de amigos, antigamente eram felizes com pouco, valorizavam uma boa companhia e só, ... Hoje é diferente, mesmo.
As pessoas estão muito ligadas À felicidade instantânea. Aquela felicidade que dura no momento em que acontece, cheia de efeitos especiais e novidades para serem contadas no dia seguinte.
Pra ter noção (mesmo eu não sendo muito parâmetro quando o assunto é ir pra night), vejo as meninas mais novas desesperadas para poderem "fazer o que quiserem", para poderem ir pra lugares que só pessoas maiores de 18 anos podem entrar e tudo mais (não que antigamente não fosse assim, mas hoje tá absurdo) e eu, nos meus 20 anos, nunca me preocupei muito com isso. Aproveitei cada fase como deveria ser. E 18 anos em relação a saídas, não foi "OH" o marco !

Sei lá, tenho medo dessas coisas as vezes...
Antes essas diferenças parassem apenas por aqui. Antes fosse apenas um conflito de preferencias!

O que vemos pelo mundo são meninas trocando sua infancia pela vida adulta, suas bonecas por filhos, a brincadeira de casinha por uma casa onde são a dona.
Se agora tá assim, imagina na época dos nossos filhos!?

Vamos torcer para que a inocência da juventude (e agir também para que isso vire realidade) volte e as pessoas aprendam a ser felizes com o pouco, aprendam o que é a verdadeira felicidade, aquilo que vai além de uma night ou algo do tipo!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Turista

Pra mim, não tem coisa pior do que você comprar uma coisa, criar um expectativa gigante sobre ela e no final ver que não é tudo aquilo que você pensava...
Pois é... E isso não acontece só com os produtos tangíveis, infelizmente, é assim também com serviços, filmes, músicas, peças! 
Digamos que ontem passei por essa “decepção” após assistir “O Turista”.

Inicialmente, analisando cartaz, elenco, achei que um filmaço cheio de ação me esperava, mas não foi bem assim!



 
[SE VOCÊ NÃO VIU, CUIDADO! ALGUNS SPOILERS A PARTIR DAQUI!]
Johnny Depp e Angelina Jolie nos papéis principais, indicações ao Globo de Ouro...
É, tinha tudo pra ser potencialmente muito bom!
Calma, não foi o pior filme que eu já vi na minha vida, mas não chega nem perto do melhor!


O filme é meio previsível, se você observar, o cartaz dele mostra Angelina e Depp, com o título do filme e durante o filme, a pessoa mais falada é o tal do Alexandre (ex-tesoureiro de um gângster e paixão da personagem da Angelina Jolie que eu esqueci o nome), que não aparece NENHUMA VEZ, nem em foto, nada! Com o desenrolar da história, você começa a ver que O TURISTA na verdade é ALEXANDRE. Não vou aprofundar muito pra não contar tudo pra quem não viu.



Além disso, uma pergunta ficou na minha cabeça: Logo que Angelina entra no trem, ela fica procurando alguém que possa usar para fingir ser Alexandre, com o objetivo de despistar a Scotland Yard. Ela observa vários homens, até começa a fixar mais em um até a mulher dele aparecer. E se ela não tivesse escolhido o professor de matemática (personagem de Depp, que no final revela ser Alexandre)? Estranho, não?
Tendo Veneza como fundo, era de se esperar que fosse explorado muito mais do casal e do local, mas não, Veneza aparece tão sem graça quanto os protagonistas! :P


Achei a história boa, mas mal explorada... De verdade, com o elenco , locação e tudo mais que os produtores tinham em mãos, O TURISTA tinha tudo para ser um filme mega empolgante, cheio de ação e tudo mais! Mas pelo contrário,na minha opinião, não fez jus à classificação ação, ainda mais se considerarmos que as cenas mais emocionantes foram a da fuga pelas telhas e uma das últimas, onde o gângster e seus capangas são executados.

Mil desculpas para quem gostou do filme, ou para quem não viu e estava super empolgado para ver, mas eu precisava muito fazer esses comentários.


Então é isso, até a próxima !

sábado, 22 de janeiro de 2011

Amor ao próximo: passe adiante!

Acho que todo mundo deve estar vendo as notícias sobre os estragos provocados pelas chuvas, não é?
Gente sem teto, sem comida, sem roupa, sem até mesmo coisas básicas, como produtos de higiene.


Graças a Deus, muitas pessoas estão se mobilizando com essa situação e organizando verdadeiros exércitos para ajudar no que for possível essas famílias. Mas mesmo com tamanha mobilização, ainda é pouco!
Os bancos de sangue estão cheios, graças a Deus. Até onde fiquei sabendo as doações de roupa também foram eficazes e já existem verdadeiras pilhas de vestes para essas pessoas.
Alimentos e produtos de higiene, fraldas ... Esses ainda são poucos para suprir a necessidade de todos afetados.
Aproveito este espaço para alertar (por mais que você esteja vendo de 5 em 5 segundos na TV, nos jornais) que cada um pode e DEVE fazer sua parte como cidadão!
Vamos ajudar, com o mínimo que seja...


"Ah, eu não posso doar nada, infelizmente, porque não estou com condições financeiras para isso!"



É aí que você se engana... Existem mais maneiras de ajudar as vítimas da chuva do que você imagina!
Pela cidade, existem diversos pontos de coleta de mantimentos e doações em geral, e muitas delas precisam de mão-de-obra, e infelizmente a disponibilidade das pessoas tem sido pequena.
Conheço, aqui pertinho de mim, um posto de coleta, que funciona de domingo a domingo e infelizmente a partir da próxima semana não funcionará de manhã por falta de voluntários. Acho triste isso, ainda mais considerando que estamos em janeiro, mês que muitos de nós estamos de férias. Será que não podemos dar uma horinha do nosso dia para ajudar o próximo?

Talvez, você não estava ainda ciente dessa realidade, e agora está querendo fazer a sua parte... Então, pra quem mora em Jacarepaguá, vai meu apelo: TODO DIA no Loreto, no salão Zaccaria (e você não precisa ser da paróquia pra poder ajudar) uma equipe está lá de 9 as 21h esperando suas doações e até mesmo a sua ajuda! Que tal?

Tá interessado? Entra em contato comigo por aqui ou como quiser que te encaminho pra pessoa responsável.

Não ignore este apelo!

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
Madre Teresa de Calcuta

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Questão de tempo

Engraçado como as coisas são...
Para minha avó, eu sempre vou ser o bebê que ela ninava na cadeira de balanço de tardinha, na hora que o padeiro passava;
Para minha mãe, eu sempre vou ser a menininha indefesa vs o mundo;
Para minha irmã... Ah, pra minha irmã eu sou a mais nova (sendo que ela tem 17 e eu, 20), a mais anormal, mas isso já tira o foco da nossa história!

Onde eu quero chegar com isso?

Sempre achei muito engraçado como que para as pessoas que sempre estiveram com você, podem passar anos ou até mesmo décadas e você sempre será aquela pessoa que eles viram pela primeira vez, ... O bebê, a menininha, enfim... Parece que "ninguém aceita" que você cresceu, que o tempo passou!
Diferente do que parece, isso não é uma crítica, é só uma observação meeeeesmo.

E quando isso acontece com uma pessoa que nem tem tanto tempo de vida assim (2 décadas comparadas aos 70 anos da minha avó não são nada,né?)?
Estava hoje comemorando, feliz, a aprovação de alguns dos meus "filhinhos" Bluetooths (Juro que não vou explicar agora o que é essa história de filho e Bluetooth) para a faculdade, e bateu um momento retrospectiva... Como diria vovó: "Mas foi um dia desses que eles estavam entrando pro ensino médio!" - O sentimento é bem esse!
Como é bom ver eles crescerem. Parece meio apelativo , a julgar pelo fato que eles tem 2 ou 3 anos a menos do que eu só, mas tá, talvez você nunca entenda o laço que existe entre eu e eles. (E lá estou eu perdendo o foco de novo!)

Já saí do assunto... Pensei em focar em um texto falando mais do tempo e o referencial de tempo de cada pessoa, mas não, deixa isso para outro momento!
Vou falar , tô muito, muito, muuito feliz mesmo... Quando vi o nome da Mari, do Kibe e do Dudu naquelas listas, tive um sentimento que acredito que tenha sido tão ou mais feliz de que se fosse meu nome lá!

Meus "bebês" virando universitários,... Que lindo ! hahahaha
(Acho que eles teriam vergonha alheia ao ler isso.)

Tá, esse foi mais um post sem pé nem cabeça! Só pra eu poder compartilhar essa alegria com vocês.



Câmbio,desligo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Oba, obá

Jacarepaguá

Para morar, melhor lugar não há...
O açaí da Nova Belém,
O Coruja, o Bosque.
O “Roberto Carlos” nos pontos de ônibus.
O Caxias-Freguesia botando terror na rua!


Bosque da Freguesia_9_Caminho de Olga

Andar pela rua e se sentir em casa,
Encontrar muitos conhecidos seja onde você estiver,
Fazer tudo a pé.




Missa no Loreto,
Sábado a noite.
Cachorro-quente da tia e todos podrões da Freguesia.
Bartekim, tio Frank, Espaço Carioca.
Cisne, Siri e a Passarela.


Igreja N.Sra. do Loreto_Galo e Amendoeira


E sempre andar com mais uns 20 ou 30.


Há quem diga que esse ou aquele bairro é o melhor para se morar, mas não trocaria meu bairro por praia, metrô e nem muito menos status!
Aqui , até mesmo sem um centavo, toda gente é feliz!







quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Futuro do Presente

Com toda correria do fim do ano, natal, casa cheia, malas, viagem, réveillon, não tive 5 minutos sequer, ainda que fosse necessário mais tempo, para pensar no ano que está começando...

Minutos após a virada de 2010 para 2011, um grande amigo (João) me fez a seguinte pergunta: Quais seus planos para esse ano?


Pensei, pensei, pensei ... E a única coisa que me veio na cabeça foi a conclusão da faculdade (Finalmente!), mas isso me deixou inquieta ...
Como posso concentrar todas expectativas de 12 meses da minha vida somente na faculdade?
Por mais que seja o encerramento de uma fase importante, e que implica mais uma vez em amadurecimento, crescimento e tantas outras coisas que são normais desse processo, também não é pra tanto, né?


Mas aí, virando o jogo (e por não saber o que responder) perguntei pra ele quais eram as expectativas dele pra 2011, e ouvi a resposta mais linda e ao mesmo tempo simples que alguém poderia dar:


“Em 2011 eu quero continuar a ser feliz. Estar perto de vocês (amigos)! Se for da vontade de Deus, arrumar uma namorada que possa estar comigo na caminhada. Tem a faculdade também, mas não tenho planos gigantes não, apenas entrego nas mãos Dele e faço a minha parte.”


A partir dessa resposta, muitas coisas fizeram mais sentido ...


Tem ano que a gente (e me incluo nisso) monta uma lista de coisas pra fazer: estudar mais, gastar menos, aprender tocar algum instrumento, entrar na academia, arrumar um namorado, aumentar o CR na faculdade ... Não quero dizer que essas coisas sejam ruins, mas quem já conseguiu cumprir TODOS os itens anteriores em um ano?! E quando chega dia 31 de dezembro e você não riscou nem metade desses itens ?!


A verdade é que o ser humano não funciona tão bem quando está sob pressão,... Se adicionar a isso , as expectativas, aí que a coisa não flui mesmo.

Não é pra gastar tudo, andar toda largada, ficar sedentária, tirar nota ruim na faculdade, não mesmo, mas também não é pra se achar a pior pessoa do mundo se alguma dessas coisas acontecerem. Você, eu, todos nós somos humanos e na nossa humanidade, por mais que almejamos, não conseguimos a perfeição plena!

 
Em 2011 vou tentar ser boa aluna, aprender a controlar mais meus gastos, cuidar mais da minha saúde, quem sabe, até entrar em uma academia e algo mais... Mas não vai ter um papel na porta do meu armário pra eu ver que NECESSITO cumprir isso todo santo dia, não mesmo!

Vou fazer minha parte e ter fé, e com certeza o que for pra ser, SERÁ!


Um feliz 2011 para todos nós (e mais uma vez me pergunto, será que existe vida inteligente além de mim neste blog?) !





Até o próximo post!