terça-feira, 27 de julho de 2010

Feliz

Drogas, preconceito, bulling, rebeldia sem causa, falta de valorização de si mesmo, bebida, confusão... Não pense que essas são palavras que devem ser relacionadas aos jovens com um tom de total naturalidade.

Antes que você pense que isso é um papo careta, uma bronca, discurso de mãe, não é não ! É só uma reflexão, veio na cabeça agora, sobre o que é ser jovem e como ser um jovem feliz.

Todo mundo quer ser feliz, ter história pra contar pros filhos, aproveitar a vida, viver grandes experiências... Mas nem sempre todo mundo sabe fazer tudo isso da melhor forma e acaba achando que aquilo tudo (drogas, bebidas e tudo mais) é o melhor meio para a tal sonhada felicidade!

Talvez, essas coisas possam preencher o que muitas pessoas consideram “felicidade”, e realmente, elas se sentem as pessoas mais realizadas do Universo NO MOMENTO em que fazem isso... Só que é aí que mora o perigo.

Releia a frase anterior: “elas se sentem as pessoas mais realizadas do Universo NO MOMENTO em que fazem isso”. Ou seja, elas não alcançam a felicidade plena e eterna. Elas ACHAM que estão felizes e nem desconfiam que ser feliz vai muito além disso.

O que seria a felicidade?

Ter todo dinheiro do mundo? Ter todos os amigos do mundo? Fazer o que quiser, quando quiser? Viajar por todos os continentes? Passar no vestibular? Se formar na faculdade?

Acima disso tudo, feliz é estar bem não só de corpo, mas principalmente de alma ... É estar em sintonia direta com o Criador. E fazer com que todo o resto acabe se tornando mera consequência!

Com base nas pessoas que eu convivo, posso afirmar que as mais felizes que eu conheço não são aquelas que tem tudo o que querem,mas as que dão mais valor àquilo que o mundo deixa passar pelo cotidiano como algo sem valor, irrelevante, ou até mesmo que só vai importar quando não tiver mais nada pra pensar.

Eu poderia dar muitos exemplos aqui de pessoas que são felizes por saberem o valor inestimável que tem a vida, que tem acordar e ver o sol nascendo, pessoas que valorizam cada momento com os outros e que vêem neles um sinal do amor de Deus.

Muitas vezes, graças a essas pessoas, eu tenho vontade de inventar um jeito para que todo mundo que considera loucura tudo isso,possa um dia vivenciar essa felicidade que nenhuma outra coisa do mundo pode trazer e nem mesmo tirar de dentro de cada um de nós. Mostrar que o melhor caminho para ser feliz é o amor!

Terminando esse texto lembrei-me de uma música de um amigo, que eu gosto muito, chamada FELIZ.

Acho que ela traduz perfeitamente essa visão que o mundo gosta de mostrar de que quem segue Deus é amargurado, estranho, diferente do resto do mundo. E não é ... Isso é a verdadeira FELICIDADE!

É, eu sou feliz !

quarta-feira, 21 de julho de 2010

All you need is love



John Lennon foi muito feliz quando afirmou isso na música entitulada com essa frase.
É , como as coisas seriam diferentes se todos nós tivéssemos mais amor !
Hoje em dia é muito normal o “Eu te amo”, as músicas falando sobre amar e ser amado... Mas será que esse é o verdadeiro amor que devemos ter? E quando se trata de tal amor, será que colocamos em prática?
Não me refiro amor somente no que diz ao homem e a mulher, o amor Eros; mas precisamos mais do amor maior, o amor ágape.
O amor (que)Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor (que) jamais acaba. (1 Cor. 13, 4-8)
Talvez você esteja se perguntando o porque dessa discussão agora, certo?


Como todos os dias de segunda a sexta, acordei, tomei banho, café e tudo mais ... Peguei o celular, a carteira, a bolsa e saí de casa. Fui pro ponto pegar o ônibus, fiquei uma eternidade esperando ele passar , ele veio cheio como sempre, entrei e comecei a fazer minhas orações (porque hoje não deu tempo de fazer em casa!).
Já estava saindo de Jacarepaguá, chegando na Barra até que consegui um lugar para sentar. Do meu lado tinha um homem que aparentava ter entre 25 e 30 anos, aliás, só lembro disso sobre a aparência dele.
Quando saí de casa estava aquele friozinho típico do início do dia, mas começou a aparecer um sol lindo no céu. Tirei o casaco. Abri a bolsa para guardá-lo e ...
- Passa o celular!
- Hehe ! (Aline faz cara de simpática achando que era alguma daquelas pessoas que puxam assuntos e piadinhas no ônibus)
- Colega, eu não to brincando!
- O queee?
- É um assalto colega, não entendeu?
- Ah tá! Toma. (Nessa hora eu entendi o que estava acontecendo!)


Bom, não preciso prolongar mais...

Como a maioria sabe, moro no Rio de Janeiro, uma cidade grande. Como toda cidade grande, o Rio possui maravilhas e problemas na mesma proporção: GRANDES.
Temos o Cristo, as praias maravilhosas, o carioca em si (que acreditem, é um patrimônio nosso)... E problemas... Na política, futebol, ... Falta de saneamento, pobreza, violência...
Sabe a solução pra isso tudo? Leia novamente o título.
“- Tá, a violência até dá pra resolver com amor, ... Agora você quer me dizer que o esgoto vai sumir se todo mundo se amar?”

Em parte, sim!
Lembra daquele amor que eu disse lá no início? Que tudo crê, tudo suporta ?
É dele que eu estou falando...
Pequenos atos de caridade (e não pense que caridade é só ir a um orfanato, doar alimentos ou algo do tipo, caridade é o ágape, o amor sem ressalvas, a benevolência, o amor em si) podem e fazem toda diferença no mundo... O cuidado com as ações, seja em casa, com as pessoas, com o lixo que você joga em qualquer lugar, o alimento que você desperdiça, uma atitude egoísta, um comentário fora de hora, um olhar frio, a falta de compaixão são o contrário desse amor que muda, que renova e são assim os maiores responsáveis por tantos problemas que vemos hoje!

Precisamos amar mais... Nos amar, o próximo, aquele que não é tão próximo... Amar quem te ama e quem não gosta tanto de você também... Amar a vida, a natureza,... Amar a oportunidade de viver mais um dia!
Se conseguirmos formar essa “Love Generation”, quem mais vai roubar o que não lhe pertence, ser injustiçado, poluir aquilo que nos foi dado pela maior representação do amor ?!


Pensa nisso ... Talvez dando o primeiro passo, daqui alguns anos ninguém mais perderá celulares enquanto estiver no ônibus !



Para aprofundar:
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20090629_caritas-in-veritate_po.html

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Crescer

De um tempo pra cá essa tem sido uma palavra que tem me levado para momentos e mais momentos de reflexão, ou até mesmo nostalgia.
É estranho como as coisas passam, alguns hábitos ficam para trás e só quando as coisas mudam por inteiro a gente percebe.
Antigamente minha única preocupação era a escola, e nisso , modéstia a parte eu sempre fui boa aluna ... Depois veio o vestibular, mas no meio do caminho eu enjoei dele (Hahahah, não façam isso!) ... Aí chegou a faculdade, a euforia do novo, do primeiro período ... E depois o desânimo, a doideira, os zilhões de trabalhos... Com ela veio o estágio, que um ano depois virou o trabalho, igual gente grande, com 8 horas diárias!
Toda essa "crise" começou no início desse ano, quando eu completei 20 anos. Era (é) estranho fazer uma idade que eu sempre considerei "idade de gente velha".
Eu sei que tudo isso faz parte de um processo natural que todo mundo vive, já viveu ou ainda viverá.Mas tem horas que dá muita saudade do que passou, dá medo de crescer, medo de não poder mais fazer tudo o que se quer... Diferente do que passa pela nossa cabeça quando temos lá pros 15, 16 anos , a maioridade não é sinônimo de liberdade no sentido de "fazer o que quer , uando quer" e sim de "cumprir mais responsabilidades e quando sobrar tempo, fazer o que quer". Não que eu esteja me lamentando, mas como disse no post anterior, tô passando pela "crise do Peter Pan", onde o tempo vem correndo atrás de mim, e eu às vezes fugindo dele (como todos fugiam daquele crocodilo que coincidentemente ou não , carregava um relógio), não querendo sair da minha Terra do Nunca.
Mas crescer é preciso e normal ?
Sim ! É preciso, normal e mais ... Importante!
Imagina só se os bebês não crescessem ou se todos ficassem nos seus 15 anos ?
Hahaha ... Caos e fim da humanidade, na certa !
É difícil cair a ficha ...Ver que você não tem toda sua tarde livre para ficar de papo na casa das suas amigas , e às vezes por isso mesmo , não encontrar tanto com elas quanto gostaria... Não ter férias integrais, já que férias na faculdade nem sempre significam férias no trabalho... E até mesmo na sua vida pessoal ... Ao invés de convites de 15 anos, chegarão os primeiros convites de casamentos, seus grupos agora são formados por pessoas diferentes, mais velhas... Tudo exige mais maturidade nas suas ações!
Não se desespere! Foi assim com meus pais, tá sendo assim comigo e com certeza será assim com meus filhos! Se até o Andy no Toy Story (outro grande causador dessa crise) cresceu, foi pra faculdade e teve que se desfazer do Woody e do Buzz , por que eu , uma pessoa real não passaria por isso também?
Olhemos isso como uma vitória !
Quantas coisas boas Deus me deu nessas 2 décadas de vida ?
Quantas pessoas, lugares e experiencias foram essenciais para formar a Aline que eu sou hoje??
"Saudade é a certeza que tudo que passou valeu a pena!"
Então, ... Que bom , tudo valeu MUITO a pena!
E além disso, não é porque eu cresci que eu vou virar uma adulta chata né !?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Boas vindas!

Olá, seja bem vindo ao meu blog. Essa não é a primeira vez que tento organizar meus pensamentos através das palavras, nem é a primeira vez também que tento fazer isso através de um blog , fotolog ou algo do tipo... Ops ! Deixa eu me apresentar ! Meu nome é Aline Paggy, sou carioca, moro no Rio. Tenho 20 anos, não acredito nessas coisas de signo e tudo mais. Sou católica, flamenguista, estudante de administração e faz 1 mês que já estou trabalhando com isso. A idéia de mais uma vez fazer um blog surgiu através da inspiração vinda de outros blogs que eu tenho acompanhado... Veio uma sensação de "Caramba! Imagina daqui alguns anos eu lendo o que eu pensava quando era mais nova!". Aliás, estive olhando meu blog antigo e achei muito engraçado, o tempo passa mas certas coisas não mudam! Atualmente, acho que estou numa fase de transição para fase adulta. Eu acho ! E sei lá, é uma sensação esquisita ... Do nada aumentam as responsabilidades, o tempo livre diminui... Cheguei até a comentar isso com minha diretora espiritual, a Miriene (vocês aindam ouvirão falar muito dela por aqui) e ela me disse que isso é normal, e deu o nome de "Crise do Peter Pan" para isso ! "Medo" de crescer, querer ficar sempre na "Terra do Nunca" , ... Realmente ... Hahahaha Em breve eu volto com outros posts, falando mais sobre muita coisa que tenho na cabeça ... De tudo um pouco, ... Então senta, que lá vem história ! Hehehe...