terça-feira, 3 de janeiro de 2012

JMJ 2011 - Diário de bordo (O retorno!) - E a próxima JMJ será...

Após muitas ameaças de retorno, finalmente consegui voltar para finalizar minha saga peregrina! Isso foi só pra ver se os leitores do blog realmente são firmes na fé ! Tá, isso não é verdade...hahahaha

Relembrando... Ainda estamos em Madri, mais precisamente no aeródromo de Cuatro Vientos após muito sol, ventania e chuva, acordamos e já vai começar a missa de encerramento da JMJ 2011!


7º dia - DOMINGO, 21 DE AGOSTO DE 2011


Já tinha passado das 10 horas da manhã em Cuatro Vientos, o sol já estava lá se preparando para nos tostar em pouco tempo.
Mal tinha acordado e já estavam todos a postos a espera da entrada do Papamóvel para assim começar a missa de encerramento da JMJ.




Não demorou muito e ali estava, pelos corredores da vigília, o celebrante da missa, o nosso querido Papa Bento XVI!

E começou aquela coisa toda de novo... Gritos de "Benedicto", "Se ve, se sente...", o hino da Jornada... Gente do mundo todo em uma só voz! Mais um daqueles momentos lindos e que arrepiam qualquer católico da cabeça aos pés!

E o melhor ainda estava por vir...

"Queridos jovens,

Com a celebração da Eucaristia, chegamos ao momento culminante desta Jornada Mundial da Juventude. Ao ver-vos aqui, vindos em grande número de todas as partes, o meu coração enche-se de alegria, pensando no afeto especial com que Jesus vos olha. Sim, o Senhor vos quer bem e vos chama seus amigos (cf. Jo 15, 15). Ele vem ter convosco e deseja acompanhar-vos no vosso caminho, para vos abrir as portas duma vida plena e tornar-vos participantes da sua relação íntima com o Pai. Pela nossa parte, conscientes da grandeza do seu amor, desejamos corresponder, com toda a generosidade, a esta manifestação de predileção com o propósito de partilhar também com os demais a alegria que recebemos. Na atualidade, são certamente muitos os que se sentem atraídos pela figura de Cristo e desejam conhecê-Lo melhor. Pressentem que Ele é a resposta a muitas das suas inquietações pessoais. Mas quem é Ele realmente? Como é possível que alguém que viveu na terra há tantos anos tenha algo a ver comigo hoje?
(...)Queridos jovens, Cristo hoje também se dirige a vós com a mesma pergunta que fez aos apóstolos: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Respondei-Lhe com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem como o vosso. Dizei-Lhe: Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste a tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela tua palavra. Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustente, a alegria que nunca me abandona.



(...)Queridos jovens, permiti que, como Sucessor de Pedro, vos convide a fortalecer esta fé que nos tem sido transmitida desde os apóstolos, a colocar Cristo, Filho de Deus, no centro da vossa vida. Mas permiti também que vos recorde que seguir Jesus na fé é caminhar com Ele na comunhão da Igreja. Não se pode, sozinho, seguir Jesus. Quem cede à tentação de seguir «por conta sua» ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele.



Ter fé é apoiar-se na fé dos teus irmãos, e fazer com que a tua fé sirva também de apoio para a fé de outros. Peço-vos, queridos amigos, que ameis a Igreja, que vos gerou na fé, que vos ajudou a conhecer melhor Cristo, que vos fez descobrir a beleza do Seu amor. Para o crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos, bem como a participação na Eucaristia de cada domingo, a recepção frequente do sacramento do perdão e o cultivo da oração e a meditação da Palavra de Deus."
Foi uma homilia linda, daquelas que você chega em casa e sai igual uma louca procurando na internet pra entender o que não conseguiu entender e rever o que foi falado.
(Homilia na íntegra: Clique aqui!)

Depois da missa, veio um dos momentos mais esperados por nós brasileiros... O anúncio da próxima JMJ!
Já sabíamos que seria aqui, no Brasil, no Rio, na nossa cidade, mas tem todo um gostinho especial quando isso é falado diretamente pelo Papa, não é?

Bento XVI: próxima edição da JMJ será no Rio por afpportugues

Parecia final de Copa do Mundo! Uma verdadeira festa verde e amarela explodiu em Cuatro Vientos!
Surgia brasileiro de tudo quanto é canto te abraçando e ao mesmo tempo vários pedidos de "cambios" dos hermanos, brothers e tudo quanto é gente...
Era uma explosão de sentimentos! O cansaço sumiu, o calor também e no lugar deles todo mundo explodia de felicidade!

Hora de sair do aeródromo!
Imagina mais de 2 milhões de pessoas querendo fazer isso ao mesmo tempo... HAHAHAHAHAHA
Ficamos enrolando um pouquinho, desfazendo o "acampamento", cambiando tudo que tínhamos enquanto o espaço era evacuado aos poucos... Mas não pense que a Jornada acabou por aí!

Muitos de nós só voltaria para a UFV, pegaria as malas e ia direto para o aeroporto. Outros, até mesmo, iam direto para casa!
Como meu vôo era só no dia seguinte... ERA HORA DE COMEMORAR!

O negócio era arrumar uma companhia, e mais, uma companhia disposta a depois de ir na UFV tomar banho e tal, me acompanhar até a praça Madri-Rio para grande comemoração brasileira!
E eu consegui... Ihíííí! Santo Josimar!

Mesmo depois de enfrentar o metrô cheio como nunca, a fome, a fila nos chuveiros e vencer a vontade irresistível de ficar dormindo, meu querido amigo e companheiro de aventuras na Espanha, Josimar, me acompanhou até o centro de Madrid para a festa verde e amarela.
Eu estava doida pra ir, pra conseguir comer uma boa e legítima paeja espanhola e mais do que isso, encontrar o povo todo que eu sabia que estava na Jornada também... Já tava louca por não encontrar ninguém! hahahaha

Bem pertinho do Madri-Rio (Rio-Madri, sei lá, nunca soube o nome certo! hehehe) encontramos um lugar que oferecia PAEJA + SOBREMESA + BEBIDA  por algo bem barato, não lembro ao certo agora, mas acho que não passava de €8!
Entramos e nos deparamos com um legítimo boteco madrileno! hahahahaha

Devíamos estar com muita pinta de turista, porque na hora o dono do "restaurante" surgiu com uma toalha forrando nossa mesa (sendo a única com toalha a partir daquele momento), guardanapos de tecido, talheres bonitos,... Achei muito engraçado tudo aquilo!
Não restou dúvidas sobre o pedido: PAEJA!

Hmmm... Foi uma boa escolha!
Agora, bem alimentados e já com mais cara de turistas do que de peregrinos, hora de festa...
E logo que chego na praça já dou de cara com a Irmã Graça! ALELUIA! LORETO! ALEGRA-TE! AMIGOS!





Estava rolando uma série de shows, mas confesso que a única preocupação naquele momento era matar a saudade que eu tava de todo mundo!
Me senti em casa, dava um passo e encontrava alguém do Loreto, outro passo e passava por alguém da Comunidade, e mais um pouco a frente, pessoal do Regnum!

Do nada, uma ventania surgiu na praça! Chuva, vento, até a réplica do Cristo quase dançou nessa doideira toda! Sufoco (as meninas vão entender): e eu de vestido!
Eu e Josimar corremos pro metrô e voltamos pra Universidade, mas já tinha valido a pena estar lá naquele fim de dia!

Voltamos e chegando na Universidade tava rolando uma mega festa! hahahahaha
Liderada, certamente, pelos alemães e portugueses (acho que a pilha deles nunca acaba!).

Aproveitei pra matar a saudade do Brasil. Parei no laboratório de informática e fui dar notícias pro pessoal daqui!
Depois, voltei pro meu quarto e fui arrumar as malas. O dia seguinte amanheceria cedo, o plano era pegar um ônibus pro aeroporto que saía às 6h, deixar o Nelsinho lá e as minhas malas e bater perna pela cidade até a hora do meu vôo.


Terminou a Jornada!
Até amanhã, no meu dia de turista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora quem fala aqui é você!
O que você achou disso tudo?