quinta-feira, 9 de junho de 2011

Músicas que grudam na cabeça - TOP 5

Você está indo pra faculdade ou pro trabalho, até que um cidadão (que não conhece aquela invenção maravilhosa de 1958, chamada fone de ouvido) resolve ouvir música favorita (que não é das melhores) em um volume bem alto...A partir daí, sua viagem vira um tormento, você não sabe se o pior é o ônibus cheio, o trânsito congestionado ou o novo som ambiente!

Finalmente você chega em seu destino,... Ufa! Acabou aquela poluição sonora!
E é aí que você se engana, é agora que ela começa, e quer saber o porquê? Agora aquela música ficará na sua cabeça por muito tempo (pelo menos na maioria das vezes, essas músicas tem esse poder)!
O mesmo acontece quando por curiosidade você clica em um vídeo que está todo mundo compartilhando no Facebook ou resolve procurar aquela música que está todo mundo ouvindo,... Seja ela boa ou nao, seu cérebro resolve não filtrar e gruda ela na sua mente, como se já fosse parte dele.

Existem estudos que comprovam que isso não é fruto da sua imaginação e que você não é a única vítima disso, olha aí:

Por que isso acontece? Por que canções ficam inextricavelmente grudadas em nossas cabeças? Especialistas dizem que os culpados são os earworms, as larvas de ouvido. Não, elas não são parasitas que se alojam em seu ouvido e depositam ovinhos musicais em seu cérebro, mas elas são parasitas no sentido de que elas se alojam em sua cabeça e provocam um tipo de "coceira cognitiva" ou "coceira cerebral" - uma necessidade do cérebro de preencher lacunas no ritmo de uma música.
Quando nós ouvimos uma música, ela ativa uma parte do cérebro chamada córtex auditivo. Pesquisadores da Universidade Dartmouth descobriram que quando eles tocavam parte de uma música conhecida para os sujeitos de uma pesquisa, o córtex auditivo dos participante automaticamente preenchiam com o resto - em outras palavras, seus cérebros continuavam "cantando" muito depois que a música tinha terminado [fonte:  Prokhorov]
Enquanto eu procurava uma explicação pra isso, achei mil e uma teorias pelo Google , mas achei essa a mais sensata dentre as outras.
Outra coisa que li foi que essas músicas são tipo "picadas de mosquito", quanto mais você coça, mais tem vontade de coçar, ou seja, quanto mais você não quer cantar, mais ela fica na sua cabeça! E uma notícia ruim: Não existe um remédio pra isso! hahahaha

Bom, como diria minha avó: O que não tem remédio, remediado está!
Não adianta ficar agora pensando em maneiras para distrair o cérebro e livra-lo dessas benditas músicas!

Eu, particularmente, tenho cinco músicas que são tiro e queda, é tocar pra elas ficarem na minha cabeça (graças a Deus, tem umas boas). Será o que acontecesse  se eu colocar todas tocando juntas? hahahaha

Brincadeiras a parte e finalizando o post de hoje, aí vai o TOP 5 de "MÚSICAS-CHICLETE": 

1-  Oração (A Banda mais bonita da Cidade) 

 

2- Baby (Justin Bieber)



3 - Até o fim (Chico Buarque)

 

4 - Último Romance (Los Hermanos)



5 - Bom dia, amigo! (EAC)




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Agora quem fala aqui é você!
    O que você achou disso tudo?