segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Santos de Calça Jeans

O post de hoje não é novo. Foi escrito tem um tempinho e publicado em junho do ano passado, mas acho bem relevante republica-lo!
Além disso, não será repetido, pois quando foi escrito a publicação foi para o blog do Alegra-te!

Independente da sua religião, leia.
O mundo precisa de jovens santos!




“Ninguém te menospreze por seres jovem. De tua parte, procura ser para os que crêem um exemplo, pela palavra, conduta, pelo amor, pela fé, pela castidade. Até que eu chegue aí, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te descuides do carisma que está em ti, que te foi dado mediante uma profecia acompanhada da imposição das mãos dos presbíteros. Reflete bem nisto, ocupa-te destas coisas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Presta atenção quanto a ti e o que ensinas. Persevera nessas disposições e práticas. Agindo assim, salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem.”
(I Timóteo 4, 12-16)







Muitas vezes, a maioria de nós ao ouvir falar em santidade, imagina uma realidade muito distante, cheia de dor, martírio e sofrimento. Assim acontece porque costumamos comparar nosso jeito de viver e nossa realidade em geral à época em que viveram os santos da Igreja Católica.

Ser santo não é de fato uma tarefa fácil, porém a santidade pode estar mais próxima de nossas realidades do que imaginamos; e se distancia bastante desse conceito de dor, tristeza, etc. Santificar-se é saber que o projeto de Santidade acontece com a ação do Espírito Santo, nos movendo em tempos e situações diferentes, fazendo com que tornemos tudo semelhante à Cristo. Ser Santo é viver NO Amor e PARA o Amor.


Na carta de São Timóteo, São Paulo diz: “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis”. Você já se imaginou como esse modelo para os fiéis? Você acredita que deixando o Espírito Santo agir, você pode se tornar um testemunho fiel de Deus? Santidade é isso! É ser testemunho de superação de si próprio pela causa de Deus, é processo de transformação do coração do homem para ser semelhante a Jesus.


Nós, jovens, podemos ser olhados de uma maneira diferente. Podemos sair com os amigos, namorar, dançar, não deixando de ser modelos de fé, caridade e autenticidade cristã. Como disse João Paulo II, podemos ser “santos sem véu nem batina; Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo; Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman” (mp3, ipod ou derivados também, rs).

 
Os santos de calça jeans, os santos que navegam na internet, os santos da modernidade estão por aí. Somos nós! Depende somente de nossos corações. Temos que ser santos atuais, comunicativos, que saibam falar com todos e sobre tudo, que saibam dar testemunho do amor de Deus. Santos que não tenham vergonha de espalhar a boa nova. Ser santo é ser feliz com aquilo que Deus planejou para cada um de nós, é querer a cada dia ser Sua imagem e semelhança.


Para isso, basta buscarmos a essência, a nossa fonte de força e santidade: Jesus. É ele que nos conduzirá ao caminho certo. Nossa visão está projetada para fora, muitas vezes, para o outro, para o que o outro pensa de nós, e não lembramos o que Deus pensa de nós. O que você vive hoje é santidade? São Paulo fala a Timóteo para que este tenha cuidado com o jeito dele de viver, de agir, de sentir. Digo a você: Vigie-se a si mesmo! Cuide-se!

 
Quantas vezes deixamos de ser felizes em função do outro? E quantas vezes somos empecilhos para a felicidade do outro? Precisamos nos cuidar para não nos tornarmos causa da infelicidade alheia. Um dos dons mais bonitos de Deus é a caridade; às vezes um simples sorriso pode mudar o pensamento daqueles que se fecham a Cristo. Por muitas vezes perdemos grandes oportunidades de ser instrumentos de paz e caridade porque esperamos que grandes momentos nos aconteçam para que possamos, então, abrir o coração à santidade que Deus nos propõe.

 
Não podemos esquecer que nós somos chamados a não somente SER SANTOS. Deus quer nos usar para curar as fraquezas das pessoas que Ele coloca no nosso caminho. Ele quer que amemos o próximo a ponto de lutarmos por sua santificação. E se você acha que não é capaz, Deus nos deixou um meio infalível que nos ajuda nessa missão: a oração. A oração é o “combustível” que nos capacita, sem ela é impossível chegarmos à plenitude.


Nada pode nos garantir a santidade se o nosso coração não estiver disposto a vivê-la. Fique atento em como você está passando os seus dias. Não permite que sentimentos como a raiva e o rancor façam parte da sua vida. Dê uma chance a Deus, pois Ele lhe oferece o altar. Suba ao altar, não para mérito próprio, mas para ser feliz. Ser santo é ser feliz. Deus nos chama e espera nossa resposta.


Eu quero ser santo, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora quem fala aqui é você!
O que você achou disso tudo?