segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"Percebe e entende que os melhores amigos são aqueles que estão em casa..."

Há quem diga que reuniões familiares estão entre as coisas mais chatas que se "tem a obrigação" de comparecer... Confesso que eu mesma achava isso, até eu resolver parar para descobrir a causa desse meu pensamento.

Podemos ter várias definições que dizem o que é a família:

- Família: grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção. (Wikipedia)

- Nos dicionários :
1. Conjunto de todos os parentes de uma pessoa, e, principalmente, dos que moram com ela.

2. Conjunto formado pelos pais e pelos filhos.
3. Conjunto formado por duas pessoas ligadas pelo casamento e pelos seus eventuais descendentes.
4. Conjunto de pessoas que têm um ancestral comum.
5. Conjunto de pessoas que vivem na mesma casa.
6. Conjunto de vocábulos que têm a mesma raiz.
7. Fig. Raça, estirpe; casa.

Enfim, na teoria parece simples, mas não é bem assim ...
Minha definição de família : um aglomerado de pessoas com características, hábitos, manias, defeitos diferentes, mas com algo muito grande em comum, elas se amam !

Hoje em dia estamos muito perdendo esse conceito de família, infelizmente.
Tudo que se diz respeito a ela, está sendo deixado para traz, considerado até por uns como desinteressante, ultrapassado ou algo do gênero. Talvez isso explique muita coisa que vemos no nosso cotidiano.

Se todos tivessem uma boa base familiar, teríamos uma sociedade melhor... A família é a base da sociedade!
Se a família vai bem, a sociedade também vai ... Se a família tá mal ... Aí a sociedade com certeza está pior ainda!

Não sei quem está lendo esse texto (isso é se alguém está lendo) agora, ... Dependendo de quem for, vai achar algo chato, isso se já não parou de ler só ao ver do que se tratava ... Mas por mais "careta" que possa estar parecendo esse discurso todo, eu tenho firme convicção de tudo que disse aqui. De verdade, e você que discorda, com certeza não se abriu para viver e valorizar esse presente tão precioso e raro que Deus pôs na sua vida , que é a sua família!
Não necessariamente a família é composta por quem te deu a luz, quem te gerou ... Mas por favor, não vamos começar com essas coisas de "Família Fulaninho de Tal", "Família On/Off" ... A família que estou falando é MUITO MAIS do que isso! Família são as pessoas que mais te amam, que dão a vida por você, e mesmo quando o mundo te largar, eles estarão do seu lado, cada um com suas limitações, mas sempre querendo te ajudar.

" - Ah, você tem uma família legal, queria ver falar isso tendo a minha!"

É, eu sei, ... Existem casos e casos ... Mas será que você já tentou reverter isso !?
Tem uma frase, não sei de quem, acho que do Gandhi que diz mais ou menos isso : "Nós devemos ser a mudança que queremos ver!". E é exatamente isso ... Alguém precisa dar o primeiro passo para no futuro dizer pelo menos que tentou! Imagina se você pensa isso, aí seu filho continua com esse pensamento, seu neto, bisneto, tataraneto também ... Vão passar anos, décadas e talvez até mesmo séculos e os problemas sempre serão os mesmos, né?

A família é a base para a construção de uma sociedade melhor !
NUNCA desista dela ... Não há uma família perfeita, mas com certeza a sua é a melhor que poderia existir pra sua vida!


Ah, acabei perdendo o rumo do post ... Comecei falando das festasde família, que eu achava chato e hoje gosto muito ... Realmente, hoje gosto muito , e sabe por que? Um certo dia, resolvi ir em um desses programas , e olha que era o mais chato que já tinha aparecido , e me surpreendi, tive um dia (que seria só algumas 4 ou 5 horas) MUITO BOM !


Um comentário:

Agora quem fala aqui é você!
O que você achou disso tudo?